Destaques Educação

87,5% das cidades da região não atingem meta no Ideb

Por Beatriz Silva / Redação

17 de setembro de 2020

Secretária relata entusiasmo por parte de alunos para volta as aulas de robótica. / Foto: Divulgação

PASSOS — O resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado na última terça-feira, 15, aponta que 87,5% dos municípios da região não atingiram a meta projetada para os alunos matriculados no 9º ano (antiga 8ª série) das redes municipais, estaduais e federais. O levantamento – referente a 2019 – tem o objetivo de mostrar o nível de qualidade da educação em todo o país.

Conforme o Ministério da Educação, o índice considera dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com esses dados, cada município recebe uma pontuação de 0 a 10. Na região, apenas três municípios atingiram as metas estipuladas para o 9º ano: Itaú de Minas, Guapé e São Tomás de Aquino. O território itauense, cuja pontuação projetada pelo Ideb era de 4.8, atingiu 5.8, e obteve a melhor colocação na região. Guapé, com 5.3 pontos, e São Tomás de Aquino, que conseguiu 5.2, também atingiram suas respectivas metas.

Quanto às maiores cidades da região, Passos ficou 0,5 ponto abaixo da meta projetada para o 9º ano, que era de 5.6. Apesar de não atingir a nota esperada, com resultado de 5.1, o município superou sua última avaliação, de 2017, quando o total obtido foi de 4.9. Com 5.5 pontos, São Sebastião do Paraíso também não alcançou a projeção de 5.8 esperada para a antiga 8ª série. Porém, assim como Passos, em comparação ao levantamento anterior, o resultado de 2019 foi superior, uma vez que, em 2017, a cidade havia atingido 5.3 pontos.

Em Piumhi, local em que a projeção do Ideb era de 5.7, o resultado foi de 4.5. Em relação ao último levantamento, o número é menor. Em 2017, o município obteve 4.8 pontos. Já em relação ao 5º ano do ensino fundamental (antiga 4ª série), 54,16% dos municípios da região atingiram as pontuações projetadas pelo Ideb. Três deles estão entre os 30 melhores de Minas Gerais. São José da Barra, com resultado de 8.1, atingiu a primeira posição no ranking do estado para o 5º ano. O município também ficou na primeira colocação, entre as cidades da região, no levantamento do 3º ano do ensino médio, com nota 4.8.

Em seguida, com pontuação 7.6, Itaú de Minas foi o sétimo colocado no estado, na avaliação referente ao 5º ano. Quanto à comparação em âmbito regional, a cidade alcançou o primeiro lugar para o 9º ano e está na segunda colocação na análise do ensino médio, empatada com Fortaleza de Minas – ambas alcançaram nota 4.7.
Capitólio ocupou a 30ª colocação no ranking estadual do 5º ano, com nota 7.2. Em relação ao 9º ano, a avaliação chegou a 5.2, abaixo dos 6.1 esperados pelo Ideb. Por último, para o ensino médio, cidade atingiu a meta de 4.6.