Economia Destaques

CNC espera aumento de 13,9% nas vendas com Dia dos Pais

Por Talita Souza / Redação

3 de agosto de 2021

Com a data comemorativa chegando, espectativa é de mais venda no segundo semestre de 2021:/ Reprodução.

PASSOS – O comércio brasileiro deve ter uma alta de 13,9% de faturamento no Dia dos Pais de 2021, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). De acordo com o presidente da Confederação dos Dirigentes de Lojistas de Passos (CDL), Frank Lemos Freire, a expectativa dos lojistas passenses é positiva para o Dia dos Pais e para a movimentação do comércio neste segundo semestre.

“É uma data importante e as expectativas são boas. Os bares voltaram a funcionar, as festas com limites de pessoas e isso tudo faz movimentar [o comércio]. No Dia dos Pais, acredito que seja bem melhor do que o ano passado”, afirmou o presidente.

Ainda de acordo com Freire, por conta da pandemia, as vendas no Dia dos Pais em 2020 tiveram queda. “É um momento que a doença está bem amena. Até uns dois meses atrás, não podíamos nem mesmo fazer reuniões e isso tudo prejudica o comércio. Acredito, que, por causa da doença, esse ano as pessoas vão valorizar mais uns aos outros e, principalmente, os pais nessa data. O ano passado estava bem pior, justamente pela própria pandemia e porque estávamos enfrentando um momento em que todos estavam com o psicológico abalado por medo”, disse.

Segundo a pesquisa realizada pela CNC, as vendas relacionadas ao Dia dos Pais tiveram uma queda de 11,3% em 2020, gerando o menor volume financeiro desde 2007 no Brasil. As lojas de vestuário, calçados e acessórios devem se destacar durante a data, tendo um faturamento de R$2,43 bilhões, cerca de 40% do total previsto para o ano.

No primeiro semestre deste ano, entre o fim de abril e o fim de julho, o fluxo online de consumidores em áreas comerciais apresentou um crescimento de 39% no país. Apesar do aumento, ainda está 9% abaixo da circulação média de clientes verificada em fevereiro de 2020.