Destaques Geral

E. E. Clóvis Salgado, de Paraíso, recebe prêmio por boas práticas

20 de dezembro de 2024

ESCOLA ESTADUAL CLÓVIS SALGADO DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL FOI PREMIADA COM O SELO OURO PELA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO / Foto: Reprodução

BELO HORIZONTE – A Escola Estadual Clóvis Salgado, de São Sebastião do Paraíso, foi premiada com o Selo Ouro em reconhecimento a boas práticas pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE). Além dela, outras 12 instituições de ensino da rede estadual também receberam a honraria nesta quinta-feira, divididas entre escolas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. 

Segundo informações da SEE, o Selo Ouro foi entregue a 13 escolas de Ensino Fundamental em Tempo Integral (EFTI) e do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) da rede estadual. “A condecoração reconhece as boas práticas criadas e aplicadas no dia a dia das instituições com impacto positivo na comunidade escolar”, informa a secretaria. A SEE também premiou 99 instituições de ensino com Selo Destaque Prata. 

Durante a cerimônia, o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, entregou a honraria aos representantes das escolas e enfatizou a importância de valorizar o trabalho bem realizado.  

“Como ex-diretor de escola, entendo a importância de reconhecer as boas práticas. Quando algo precisa ser corrigido, nós alertamos. Porém, quando há conquistas e boas ações, devemos parabenizar e dar visibilidade a esses exemplos positivos”, afirmou o secretário. 

“O compartilhamento de boas práticas nas escolas é essencial, pois permite que estratégias bem-sucedidas sejam reproduzidas em diferentes contextos educacionais. Ao destacar essas experiências, cultivamos uma cultura de cooperação e aprendizado coletivo entre educadores e instituições. O Selo Ouro tem como objetivo realçar essas iniciativas inspiradoras”, aponta a SEE. 

Seleção 

Segundo a SEE, as premiações foram concedidas considerando ações que geraram impacto significativo na comunidade escolar, na implementação e na expansão do EFTI e do EMTI ao priorizarem a participação ativa dos estudantes, em consonância com o princípio educativo do Protagonismo, promovendo uma cultura de colaboração e aprendizado coletivo entre educadores e escolas. 

As práticas foram avaliadas com base no desenvolvimento interdimensional dos estudantes alinhado às Competências do Século XXI, à Formação Acadêmica de Excelência e à Formação para a Vida, informa a SEE. 

Neste ano, a SEE lançou o Edital de Boas Práticas – 2024, que recebeu mais de 400 propostas. Dentre estas, 10 escolas de EMTI e três de EFTI foram selecionadas como as de maior destaque. As instituições premiadas são: 

Escolas premiadas do Ensino Fundamental em Tempo Integral: 

  1. E. Do Cariri, em Cachoeira de Pajeú – SRE Almenara;
  2. E. Francisco Andrade, em Patis – SRE Montes Claros; 
  3. E. Monsenhor João Câncio, em Cruzília – SRE Caxambu. 

Escolas premiadas Ensino Médio em Tempo Integral: 

  1. E. Aparício Alves Murta, em Umburatiba – SRE Teófilo Otoni; 
  2. E. Clóvis Salgado, em São Sebastião do Paraíso – SRE São Sebastião do Paraíso; 
  3. E. De Ensino Médio Uberlândia, em Uberlândia – SRE Uberlândia; 
  4. E. De Ouro Preto, em Ouro Preto – SRE Ouro Preto; 
  5. E. Dionysio Costa, em Mutum – SRE Manhuaçu;
  6. E. Industrial São José, em Araçuí – SRE Araçuaí; 
  7. E. Jesuzinha Araújo Magalhães, em São João do Pacuí – SRE Montes Claros; 
  8. E. João Paulo I, em Belo Horizonte – SRE Metropolitana B; 
  9. E. Maria Floripes Nascimento Alves, em Sabará – SRE Metropolitana A; 
  10. E. Tancredo De Almeida Neves, em Coronel Fabriciano – SRE Coronel Fabriciano.