Tamiris Figueiredo
PASSOS – A Escola Estadual Caetano Machado da Silveira, localizada no bairro Bela Vista, em Passos, implementou o projeto educacional “Despertando Mentes criativas”, elaborado pela Supervisão de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) com participação de estudantes, e que vai atender alunos da escola e idosos da comunidade. O projeto teve início em julho e atende 30 estudantes e 15 idosos.
O “Despertando Mentes Criativas” é coordenado pela supervisora de EMTI na Caetano Machado da Silveira, Fabrina Rodrigues, junto um grupo de alunas que contribuiu no desenvolvimento e execução, as estudantes Clara Cristina Silva, Itala Cristina Ferreira, Laura Freitas e Maria Vitória Modesto. O projeto conta também com o apoio da diretora da escola, Flávia Ferreira, e da vice-diretora, Cristina Gomes.
O objetivo é criar um laboratório pedagógico que utiliza jogos tradicionais como ferramentas para o desenvolvimento de habilidades em estudantes que enfrentam dificuldades em áreas fundamentais como leitura, escrita e matemática. A proposta também oferece atividades de estímulo cognitivo para idosos, com jogos clássicos adaptados para ensino.
Segundo Fabrina, para a realização do projeto, as alunas passaram por um curso de capacitação sobre jogos educacionais. Esse treinamento permitiu que elas estejam preparadas para atender de forma eficaz não apenas seus colegas, mas também os idosos da comunidade.
“A proposta visa proporcionar um ambiente lúdico e motivador, onde o aprendizado seja adquirido de forma prazerosa e confiante para o desenvolvimento integral dessas pessoas”, afirma.
Atualmente o projeto conta com 30 alunos matriculados, que são acompanhados semanalmente em grupo de dez alunos. Nesse mesmo esquema, são atendidos 15 idosos por semana. As aulas acontecem todas às terças-feiras das 17h30 às 19h. E, para os idosos, as aulas são na quarta-feira, também das 17h30 às 19h.