Ícone do site Folhadamanha

‘É a maior festa de Congado que já vi em Minas’, diz secretário estadual de Cultura em Paraíso

Secretário de Cultura Leônidas Oliveira surpreso pela dimensão das Congadas de Paraíso declara “maior de Minas que já vi” / Foto: Divulgação

Roberto Nogueira 

S. S. PARAÍSO – O secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, participou da tradicional Festa da Congada e Moçambique de São Sebastião do Paraíso na sexta-feira, 27, e afirmou que é a maior que ele já viu no Estado. Os desfiles começaram na quinta-feira, 26, e acontecem até segunda-feira, 30. “É a maior festa de Congado que já vi em Minas”.

Oliveira também disse que há R$ 40 milhões em editais de fomento à cultura e que os ternos de Congo e Moçambique do município podem se beneficiar dos recursos e tornar a festa ainda maior. “São recursos que podem ajudar a fortalecer e ampliar ainda mais esta festa de vocês”, disse. 

Na tarde de sexta-feira, representantes dos ternos de Congo e Moçambique participaram de um treinamento exclusivo realizado pela equipe de Fomento do Estado da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de (Secult). 

De acordo com a Prefeitura de Paraíso, o treinamento, que aconteceu das 15h30 às 16h30, teve como objetivo principal fortalecer e valorizar as tradições culturais locais. “Durante o encontro, foram abordadas orientações importantes sobre políticas de incentivo cultural, estratégias de organização e formas de acesso a recursos estaduais destinados à promoção da cultura popular”, informa a prefeitura. 

“Este treinamento representou um passo significativo para ampliar o reconhecimento e o apoio a essas manifestações culturais, que são pilares da identidade de Paraíso!”, aponta. 

O secretário esteve na missa na matriz de São Sebastião, que faz parte da programação da festa, e participou dos desfiles dos ternos de Congo e Moçambique.  

“A Congada é isso, ela reúne um misto de situações dentro do sincretismo religioso, representa a nossa fé, religiosidade e a cultura de vários povos e representa esta grandiosidade de tudo isso que estamos vendo”, disse. No sábado, o Instagram do secretário de Cultura estava repleto de fotos e vídeos sobre a festa em Paraíso.  

Após a celebração religiosa, Oliveira foi à passarela do congo, na avenida José de Oliveira Brandão. No local funciona uma praça de alimentação e um espaço para o comércio de produtos culturais e artesanato da cidade. Segundo o prefeito Marcelo Morais, esta vai ser a maior festa da Congada e Moçambique. “Aqui existe segurança e conforto para todos, esta vai ser a melhor festa que Paraíso já teve, estamos recebendo muitos visitantes com pelo menos 12 mil pessoas aqui reunidas nesta noite”, disse.  

 Durante as apresentações, os congadeiros fizeram várias homenagens e agradecimentos ao secretário. “Realmente aqui fui muito bem acolhido com essa mineiridade, bem servido por estas comidas maravilhosas e esta festa grandiosa que nunca vi igual”, comentou. Ele destacou a importância de se celebrar o congado que em 2024 tornou-se patrimônio histórico cultural e imaterial de Minas Gerais. “É uma forma do estado proteger essas expressões culturais”, disse. 

A expectativa da prefeitura é que cerca de 60 mil pessoas prestigiem a festa neste ano. “A cidade está cheia, temos muitos turistas, visitantes de vários lugares e isso é muito bom, enriquece a nossa festa, nossa cultura e fomenta a economia com vários setores e segmentos que são beneficiados”, disse o prefeito de Paraíso. 

Sair da versão mobile