Roberto Nogueira
S. S. PARAÍSO – O secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, participou da tradicional Festa da Congada e Moçambique de São Sebastião do Paraíso na sexta-feira, 27, e afirmou que é a maior que ele já viu no Estado. Os desfiles começaram na quinta-feira, 26, e acontecem até segunda-feira, 30. “É a maior festa de Congado que já vi em Minas”.
Oliveira também disse que há R$ 40 milhões em editais de fomento à cultura e que os ternos de Congo e Moçambique do município podem se beneficiar dos recursos e tornar a festa ainda maior. “São recursos que podem ajudar a fortalecer e ampliar ainda mais esta festa de vocês”, disse.
Na tarde de sexta-feira, representantes dos ternos de Congo e Moçambique participaram de um treinamento exclusivo realizado pela equipe de Fomento do Estado da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de (Secult).
De acordo com a Prefeitura de Paraíso, o treinamento, que aconteceu das 15h30 às 16h30, teve como objetivo principal fortalecer e valorizar as tradições culturais locais. “Durante o encontro, foram abordadas orientações importantes sobre políticas de incentivo cultural, estratégias de organização e formas de acesso a recursos estaduais destinados à promoção da cultura popular”, informa a prefeitura.
“Este treinamento representou um passo significativo para ampliar o reconhecimento e o apoio a essas manifestações culturais, que são pilares da identidade de Paraíso!”, aponta.
O secretário esteve na missa na matriz de São Sebastião, que faz parte da programação da festa, e participou dos desfiles dos ternos de Congo e Moçambique.
“A Congada é isso, ela reúne um misto de situações dentro do sincretismo religioso, representa a nossa fé, religiosidade e a cultura de vários povos e representa esta grandiosidade de tudo isso que estamos vendo”, disse. No sábado, o Instagram do secretário de Cultura estava repleto de fotos e vídeos sobre a festa em Paraíso.
Após a celebração religiosa, Oliveira foi à passarela do congo, na avenida José de Oliveira Brandão. No local funciona uma praça de alimentação e um espaço para o comércio de produtos culturais e artesanato da cidade. Segundo o prefeito Marcelo Morais, esta vai ser a maior festa da Congada e Moçambique. “Aqui existe segurança e conforto para todos, esta vai ser a melhor festa que Paraíso já teve, estamos recebendo muitos visitantes com pelo menos 12 mil pessoas aqui reunidas nesta noite”, disse.
Durante as apresentações, os congadeiros fizeram várias homenagens e agradecimentos ao secretário. “Realmente aqui fui muito bem acolhido com essa mineiridade, bem servido por estas comidas maravilhosas e esta festa grandiosa que nunca vi igual”, comentou. Ele destacou a importância de se celebrar o congado que em 2024 tornou-se patrimônio histórico cultural e imaterial de Minas Gerais. “É uma forma do estado proteger essas expressões culturais”, disse.
A expectativa da prefeitura é que cerca de 60 mil pessoas prestigiem a festa neste ano. “A cidade está cheia, temos muitos turistas, visitantes de vários lugares e isso é muito bom, enriquece a nossa festa, nossa cultura e fomenta a economia com vários setores e segmentos que são beneficiados”, disse o prefeito de Paraíso.