Ícone do site Folhadamanha

Duarte Comotti participa de audiência pública na Câmara

O evento realizado no plenarinho, reuniu a equipe de gestores da secretaria de saúde e do conselho municipal de saúde / Foto: Divulgação

PASSOS – O secretário interino de Saúde de Passos, Duarte Comotti, que foi nomeado para a pasta na última terça-feira, participou de uma audiência pública realizada nesta quarta-feira pela Comissão de Saúde e Ação Social da Câmara.

Na reunião, foi apresentado o relatório do segundo quadrimestre deste ano da secretaria, referente aos meses de maio, junho, julho e agosto. O evento, realizado no plenarinho, reuniu a equipe de gestores da Secretaria e o Conselho Municipal de Saúde.

Foram apresentados os números do período, apontando que do valor total do orçamento da pasta, de R$ 190,4 milhões para 2024, foram gastos até o mês de agosto R$ 115,9 milhões. A apresentação foi feita pela coordenadora de atenção primária, Clarissa Carneiro.

O vereador Dirceu Soares questionou sobre a área da atenção básica o motivo dos números não terem sido atingidos. A coordenadora Clarissa explicou que há valores empenhados que ainda não foram pagos.

Segundo informações da Câmara, ela relatou que, ao lembrar que a Secretaria de Saúde não dispõe de comissão de licitação própria, mesmo assim as aquisições de equipamentos como mobiliário para as unidades de saúde avançaram muito em tempos recentes, destacando a importância de emendas impositivas aprovadas pela Câmara que tem proporcionado essas aquisições.

Até o mês de agosto, conforme o relatório, a Secretaria investiu 75% do previsto do orçamento para o setor de alimentação e nutrição. O Conselho Municipal de Saúde indagou se haveria riscos de faltar o fornecimento das dietas, tendo Clarissa explicado que o segmento é abastecido por recursos próprios. O Conselho, depois de indagar como pode atuar para melhorar os recursos do Estado, disse que vai apresentar demandas das dietas ao Conselho Estadual.

A dirigente disse ser importante o estabelecimento de um novo organograma para a pasta, tendo o secretário Duarte Comotti explicado que a prefeitura tem estudos em mãos para uma nova estrutura organizacional. Segundo ele, o município avançou muito nos últimos quatro anos nos processos licitatórios, tendo conseguido mais que dobrar o fluxo.

Conforme colocado na audiência, a Secretaria mantém uma equipe de atendimento à população de rua e tem buscado a expansão de outros serviços para atender demandas, como a implantação de um consultório odontológico no presídio, que acaba de ser inaugurado.

Sobre a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o relatório aponta que foram cerca de 58.000 atendimentos no período, sendo destes 18.000 de urgência e 728 pacientes receberam atendimento ortopédico.

Sair da versão mobile