8 de agosto de 2025
O PROJETO INTEGRA A POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC DE FOMENTO À CULTURA (PNAB) / Foto: Divulgação/Juliano Pereira
ALPINÓPOLIS – Na manhã de quarta-feira, 6, um cenário histórico foi transformado em estúdio de gravação. No tradicional casarão de 1886, pertencente ao casal João Pimenta Freire e Dona Irene Gonçalves Brasileiro Freire, deu-se início a um projeto que promete emocionar e educar: as gravações do documentário “Memórias da Ventania – Vozes e Caminhos de Alpinópolis”, que resgata as origens e os personagens que moldaram a identidade de Alpinópolis.
À frente da iniciativa está o policial militar e historiador Juliano Pereira de Souza, que agora transporta para o audiovisual as páginas de seu livro “Caminhando pela História – Um Passeio pelas Ruas”, cuja segunda edição foi lançada em junho deste ano.
A obra, que inspira o documentário, reconta a história de Alpinópolis por meio de seus logradouros, prédios públicos e nomes que ajudaram a escrever a trajetória do município.
O documentário vai abordar pilares fundamentais como religião, cultura, economia, saúde e política, costurando passado e presente em uma narrativa contada por quem viveu — e ainda vive — a história local. As gravações começaram com entrevistas a moradores antigos e contadores de “causos”, reunindo diferentes perspectivas num só ponto em comum: o amor por Alpinópolis.
Com produção da MIX Produtora, sob direção de Diogo Miranda, responsável por outros trabalhos no município, o documentário tem como foco conscientizar os estudantes da rede pública sobre a importância da história local. A proposta é criar um senso de pertencimento, fazer com que os jovens conheçam e valorizem as raízes de sua terra natal.
O projeto integra a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). Juliano foi contemplado pelo Edital 07/2024 – Fomento à Execução de Ações Literárias, e, além do documentário, promoverá em outubro um Encontro Literário, com exibição pública do vídeo e distribuição gratuita de exemplares do livro por meio de sorteios e premiações.
O documentário contará com tradução em Libras, legendas, linguagem acessível e espaço adaptado para pessoas com deficiência, com exibição prevista na Câmara Municipal de Alpinópolis, que cumpre todos os requisitos legais de acessibilidade.
A iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Alpinópolis, por meio das Secretarias de Educação, representada por Núbia Reis, e de Lazer e Turismo, sob responsabilidade de José Geraldo da Silva, e do presidente do Sicoob Credialp, Ricardo de Legório Vilela.
Para Juliano, é preciso olhar para dentro antes de olhar para fora. Ele acredita que o conhecimento da história local é fundamental para a formação cidadã:
“Muitas vezes conhecemos a história do Brasil e do mundo, como aprendemos na escola, mas deixamos passar o que está diante dos nossos olhos: a história local. Minha intenção é deixar um legado, conscientizar os jovens — e até as autoridades — sobre a importância da nossa história na formação educacional”, afirma o historiador.