Uma das construções mais emblemáticas de São Paulo, o Copan, agora será retratada no cinema. Projeto de Oscar Niemeyer, é um ícone da arquitetura moderna brasileira dos anos 1960. No documentário “Copan”, a diretora Carine Wallauer explora a vida no edifício durante a turbulenta eleição presidencial de 2022, traçando um paralelo com as eleições para síndico do prédio.
Carine, de 37 anos, explica que “as pequenas eleições do dia a dia, como para síndico, impactam mais diretamente a nossa vida do que as grandes eleições, como a presidencial, que acontecem a cada quatro anos”. Ela destaca que, no caso do Copan, a escolha do síndico afeta todos que frequentam o edifício, seja como moradores, visitantes ou funcionários.
Carine tem uma ligação pessoal com o Copan, tendo morado lá por sete anos, o que a motivou a realizar o documentário. “Quando cheguei, não tinha muitos amigos e os funcionários do prédio cuidavam de mim”, recorda. Ela quis, então, dar protagonismo aos funcionários do Copan e às suas relações com o prédio. No filme, Carine adota uma postura observacional, sem grandes intervenções, permitindo que as histórias do cotidiano dos moradores e trabalhadores se desenrolem de forma natural.
Carine explica que seu objetivo foi mostrar o “magnetismo” do Copan, sem escolher um único grupo de pessoas para representar o todo. Através de cenas de reuniões, almoços e conversas cotidianas, ela ilustra como as transformações no Copan e nas áreas ao redor afetam seus habitantes. Esse movimento reflete as mudanças no centro de São Paulo, com a construção de novos prédios e espaços voltados ao turismo e à revitalização urbana.
Carine está ansiosa para o lançamento de “Copan” no Festival É Tudo Verdade 2025, que ocorrerá no Rio e em São Paulo, e espera que o filme ressoe com todos os públicos, especialmente com aqueles retratados no documentário. “Quero que os trabalhadores do Copan se vejam e se sintam valorizados, pois acredito que o Brasil tem muitos artistas incríveis que, infelizmente, não tiveram a oportunidade de brilhar”, conclui.
Globo
O filme “Mr. Church” será exibido na Globo às 15h25, com estreia prevista para o dia 2 de abril. Dirigido por Bruce Beresford e estrelado por Eddie Murphy, Britt Robertson, Christian Madsen, Lucy Fry, Natascha McElhone e Xavier Samuel, a trama acompanha uma amizade que surge quando uma jovem e sua mãe doente contratam os serviços de um cozinheiro talentoso, levando a uma relação que vai além das expectativas.
Já “Rota de Fuga 2” será exibido na Globo às 2h40. O filme chinês de 2018, dirigido por Steven C. Miller, conta com Sylvester Stallone, Dave Bautista, Xiaoming Huang e Jesse Metcalfe no elenco. Na sequência do primeiro filme, Ray Breslin, especialista em segurança e fuga de presídios, se vê diante de um novo e complexo desafio, em uma trama cheia de suspense e ação.
Megapix
Hoje, o canal exibe o especial “Doguinhos Megapix”, com três filmes que colocam os cães como protagonistas, a partir das 17h35. O especial começa com “Sempre Ao Seu Lado”, seguido de “A Caminho de Casa” e, para encerrar, “Marley e Eu”.
“Sempre Ao Seu Lado” será exibido às 17h35. Estrelado por Richard Gere, o filme conta a história de Parker, um professor universitário que encontra um cachorro abandonado em uma estação de trem. O cão, chamado Hachiko, acompanha o dono todos os dias até a estação e o espera retornar do trabalho. Mesmo após a morte de Parker, o animal mantém a mesma rotina por anos. O filme é dirigido por Lasse Hallström e tem um elenco que inclui Cary-Hiroyuki Tagawa e Joan Allen.
Em seguida, às 19h20, será transmitido “A Caminho de Casa”, baseado no best-seller de W. Bruce Cameron. A história segue Bella, uma cachorrinha que, após se perder durante a mudança de sua família, embarca em uma longa jornada para reencontrar seu tutor, Lucas, vivido por Jonah Hauer-King. O filme é dirigido por Charles Martin Smith e conta com Alexandra Shipp e Bryce Dallas Howard no elenco.
O especial será encerrado às 21h com o clássico “Marley e Eu”. Protagonizado por Owen Wilson e Jennifer Aniston, o filme mostra a chegada de Marley, um labrador travesso, que transforma a vida de John e Jennifer. Entre confusões e momentos de ternura, o casal percebe que sua rotina jamais será a mesma. Dirigido por David Frankel, o filme também conta com Alan Arkin, Eric Dane e Kathleen Turner no elenco.