Leitor

Do Leitor

18 de janeiro de 2024

“Socorro”

Foi o título escolhido por César de Pádua Amorim, que enalteceu, brilhou e de forma objetiva, escancarou o nosso país o tanto, que anda na contra mão dos fatos. Esse artigo foi publicado, neste, conceituado jornal “Folha da Manhã” no dia 10/01/2024, página 02/16, na coluna Opinião, Do Leitor.

Professor José Leite de Carvalho – Passos/MG.

Crises pelo mundo

O mundo está vivendo um momento estranho e o Brasil não fica atrás. Piratas Houthis estão atacando navios mercantes no Mar Vermelho, os Estados Unidos e a Inglaterra reagiram, mas a China pede que eles parem de atacar os piratas. O grupo terrorista Hamas fez um ataque criminoso contra Israel, mas quem está sendo julgada por genocídio, numa ação da África do Sul endossada pelo Brasil, é Israel. Aqui, o troca-troca: sai Flávio Dino e entra Ricardo Lewandowski. Sai Lewandowski e entra Dino. É uma afronta à ética e à democracia, mas o Congresso, grande parte da mídia e a população parece que estão anestesiados. Muito estranho. Mundo estranho.

Luiz Gonzaga Tressoldi Saraiva – Salvador/BA

Salários altos

O atual governo decidiu não aplicar o índice de inflação às aposentadorias acima de um salário mínimo. Todos os dias vemos juízes, desembargadores e postos similares ganharem fortunas mensalmente. Alguns já chegaram a tirar R$ 1 milhão no mês. No Brasil, são aproximadamente 17 mil sindicatos. Para que servem? Hoje temos aproximadamente 30 milhões de aposentados e a grande maioria deles estão sendo prejudicados. E a imprensa que está quieta porque se divulgarem perdem o dinheiro da propaganda pública? Esse é o retrato do Brasil atual e isso não é uma questão de partidarismo e sim uma realidade cruel.

Carlos Alberto Duarte – São Paulo/SP