Fome no Brasil
Segundo dados divulgados na semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de um total de 78,3 milhões de domicílios no País, nada menos que 21,6 milhões (27,6%) não têm acesso adequado à alimentação. Ao levar em conta que em cada domicílio vivem cerca de quatro pessoas, estamos falando de mais de 86 milhões de desassistidos que passam fome diariamente. Causa espécie, indignação e profunda revolta observar que esse desastroso quadro de miséria se passa no país que é uma superpotência na agricultura e na pecuária, responsável pela alimentação de mais de 1 bilhão de pessoas mundo afora. Vergonha!
J.S. Decol – São Paulo/SP
Recurso
Ação do governo no STF contra desoneração agrava crise com Congresso e parlamentares cobram reação. Se toda vez que o Congresso não votar a favor das medidas que o presidente Lula quer – vide os casos da desoneração da folha de pagamento e, há algum tempo, da revisão da vida toda –, ele não acatar e recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), onde tem maioria, que nome daremos a isso? É grave e tem nome.
Tania Tavares – São Paulo/SP
Provocação
Não se conformando com a derrota sobre a desoneração da folha de pagamento, sofrida no Legislativo, o Poder Executivo recorre ao STF, direito, no entanto, que vai trazer sérias retaliações ao recorrente. Lula 3 esqueceu-se de que há muitas matérias consubstanciando interesses da Nação a serem aprovadas pelos legisladores, cujos termos de aprovação ou não poderão prejudicar o País e o Poder Executivo. Na verdade, o governo poderá sair vencedor, porém há a reforma tributária e outros projetos de absoluto interesse governamental que poderão ser sobrestados ou simplesmente aprovados de forma inesperada e parcial. Aguardemos os resultados da ousadia governamental.
José Carlos de Carvalho Carneiro – Rio Claro/SP