Opinião

DO LEITOR

23 de abril de 2024

Conflitos entre os poderes

As notícias do Estadão da semana passada sobre a vida política brasileira consolidam a percepção de um iminente conflito entre os Poderes. Desde que Lula da Silva e o PT começaram a se utilizar do “nós contra eles”, depois copiado por Jair Bolsonaro, a vida nacional está cada vez mais conturbada. E não há perspectiva de mudança. Bolsonaro, com seus discursos desconexos e obscenos, e seus militares convulsionaram o País e aprofundaram a atual polarização. Lula retornou à Presidência com as mesmas ideias e colaboradores de 20 anos atrás. Em comum entre os dois, a obsessão pelo poder e a recusa de governar buscando a harmonia, a ordem pública e o necessário crescimento.

Neste processo, o Parlamento conquistou o primeiro lugar. A cada nova legislatura, é inundado por uma horda de indivíduos despreparados para a função, estridentes e caricatos, cujos debates viraram asquerosos embates verbais e físicos próprios dos ignorantes, jamais de pretensos representantes do povo brasileiro.

Não bastasse a conduta presidencial, agora as presidências do Senado e da Câmara buscam um embate com o Judiciário. Numa maioria cada vez mais crescente, essas excelências se autotransformam em excrescências. Triste Brasil!

Honyldo Roberto Pereira Pinto – Ribeirão Preto/SP

 

Cigarros eletrônicos

Drauzio Varella e Margareth Dalcolmo alertam que a liberação dos cigarros eletrônicos irá prejudicar a saúde de milhões de brasileiros, muito mais que os cigarros tradicionais. A Anvisa está discutindo a sua liberação, não se entende por que. Só se for para beneficiar os grupos que querem faturar, pouco se importando com a saúde das pessoas, porque sua aprovação seria contrária aos especialistas em saúde pública. Esperemos que a Anvisa continue a cumprir sua missão com a competência e a seriedade de sempre.

Aldo Bertolucci – São Paulo/SP