21 de janeiro de 2025
Foto: Reprodução
Não olhe para trás
Mais uma vez recorro à Banda brasileira de rock ‘Capital Inicial’, do líder Dinho Ouro Preto, para apossar verso da canção do tema título do artigo e que tem tudo a ver com o texto de hoje.: “Nem tudo é como você quer/ Nem tudo pode ser perfeito/ Pode ser fácil se você/ Ver o mundo de outro jeito/ Se não faz sentido / discorde comigo/ Não é nada demais/ São águas passadas/ Escolha outra estrada/ E não olhe / Não olhe para trás”.
E para que olhar para trás? Poderia ser uma forma de olhar para o futuro, refletindo sobre como o passado moldou a nossa vida, para o bem e para o mal. Serve ainda para lembrar de onde viemos e saber olhar para o futuro, só assim. Sabem o que diz a Bíblia sagrada, nova versão, sobre ‘olhar para trás’? Lucas 9:62, Jesus disse: “Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o reino de Deus”. É tão difícil observar-se a si mesmo quanto olhar para trás sem se voltar. Deveríamos ter como regra na vida de nunca se arrepender e nunca olhar para trás. O arrependimento é um desperdício de energia positiva, nada se constrói sobre ele.
Nada melhor do que por fim nesse incerto‘ olhar’, com a palavra o poeta, diplomata, contista e médico brasileiro João Guimarães Rosa: Olhar para trás após uma longa caminhada, pode fazer perder a noção da distância que percorremos, mas se nos detivermos em nossa imagem, quando a iniciamos e ao término, nos lembraremos o quanto nos custou chegar até o ponto final. ‘Et si tu n’existais pas’.
Fernando de Miranda Jorge – Jacuí/MG – E-mail: fmjor31@gmail.com
Posse de Trump
Há quatro anos, Donald Trump, depois de perder a eleição, tentou entrar no Capitólio pela janela, e não conseguiu. Agora voltou e entrou pela porta da frente, aclamado, depois de vencer a eleição na maior potência mundial e símbolo da democracia. Tem algo de errado no mundo.
Abel Pires Rodrigues – Rio de Janeiro/RJ