Opinião

DO LEITOR

20 de dezembro de 2024

Foto: Arquivo FM.

Medo de soldado
Quando crianças morríamos de medo de soldado; tremíamos só de ver alguém de farda. A razão era a de que a mãe sempre dizia que ele nos “prenderia”, se fôssemos travessos; era um prometido castigo pesadíssimo para nossas leves faltas. Depois de quase oitenta anos, aquele sentimento me retorna; obviamente por razões diversas. Já não faz diferença se fazemos coisas certas ou erradas; o antigo temor se reaviva pela bala perdida, pela truculência, pelas agressões arbitrárias.
Raul Moreira Pinto – Passos/MG

 

Serviços públicos
Com a falta de empregos na cidade (ou a falta de iniciativas para incentivo à qualificação dos passenses), penso que a Prefeitura deveria intensificar as ações para propiciar condições de aprimoramento técnico-profissional, ampliar os programas de parcerias com empresas e escolas e faculdades, tanto para ingresso de jovens aprendizes, como para promover maior capacitação às pessoas no mercado de trabalho.

Um ponto interessante. O último concurso realizado pela Prefeitura aconteceu em 2016. De lá pra cá, o que vemos é a necessidade de melhoria dos serviços públicos prestados e das suas secretarias, já que o município encontra-se em franco crescimento, e precisando, urgentemente, se reestruturar, de modo a oferecer uma melhor prestação à população.

Faz algum tempo, noticiou-se que foi contratada uma empresa para fazer um estudo da realidade da Prefeitura e de seus departamentos e das melhorias que deveriam ser implementadas na Administração. Depois desse gasto, o que mudou? O que foi feito, na prática?

Passos precisa acompanhar o seu ritmo de crescimento e isso passa, sem sombra de dúvidas, pelo aprimoramento dos serviços públicos prestados e do replanejamento da cidade para comportar esse desenvolvimento.
José Souza – Passos/MG E-mail: josesouza887@protonmail.co