Competência do STF
Debate-se intensamente sobre a legitimidade de decisões de cunho político por parte do STF. Acusam-no de interferir nas áreas exclusivas de atuação dos outros Poderes. Mas não há invasão de competência pela Corte. O princípio da inércia da jurisdição obriga o Judiciário a agir, quando provocado. Se os administrados não se entendem e levam a disputa ao STF, cabe a esse resolver. Não pode, simplesmente, como Pilatos, lavar as mãos declarando-se incompetente sem decidir a causa, o que até poderia sugerir que as partes devam, nesses casos, solver o problema à bala, por ausência de instância para isso – afinal, não há outro caminho.
Raul Moreira Pinto – Passos/MG
A influenciadora
É tão clara o incômodo que Gleisi sente em relação ao Haddad que só não vê quem não quer. A “presidenta” do PT passa o tempo todo criticando o governo Bolsonaro e esquece de olhar para dentro do seu partido. Ao invés de Lula buscar entender a derrota nessas eleições municipais, deveria focar na sua presidenta que faz o fogo amigo em suas barbas. Para se livrar de Haddad, Gleisi o quer como senador, tudo isso para não crescer a influência dele dentro do partido. Quem a tem como amiga, não precisa de inimigo.
Izabel Avallone – São Paulo/SP
Economia de energia
Como é que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) fala em economia de energia para justificar a adoção do maldito horário de verão, no período em que o ar-condicionado reina absoluto durante o dia todo, inclusive de madrugada? Seria só por incompetência ou tem gato nessa tuba?
Silvio de Barros Pinheiro – Santos/SP