7 de outubro de 2024
Foto: Reprodução
São Francisco
No meio das dores do mundo, guerras sem fim, degradação da natureza e da vida, lembramos na sexta-feira, 4, o dia do Padroeiro dos Animais, São Francisco de Assis, que dedicou grande parte de sua vida em favor da Biodiversidade, abandonou sua vida com seus Pais e foi viver pelo mundo no seu tempo, capacitando, conscientizando as pessoas da importância da preservação da biodiversidade.
Lamentavelmente, nada temos a comemorar no seu dia, a nao ser o lamento pela morte de milhares de aves, milhões de peixes que morrem pela secagem dos rios, bilhões de vertebrados e invertebrados que perderam suas vidas pelos terríveis incêndios, na sua maioria causados pelo homem, nos três biomas, Amazonia, Pantanal e Cerrado.
Um mérito aos brigadistas que ajudaram a combater os incêndios, lamentavelmente vários perderam suas vidas, e os governantes esperaram mais de 60 dias a partir de julho para depois começarem a agir, tudo foi perdido, nem mesmo a parábola do Beija Flor que aprendemos na Escola pode ser colocada em prática, porque nenhuma gota de agua estava disponível nos biomas que ardiam em chamas.
Essa é a realidade da nossa Biodiversidade, perderam seus habitats, perderam suas vidas, em troca de mais espaço para pastagens e queima para renovarem as pastagens, segundo a alegação daqueles que exploram a natureza e a vida.
Com tristeza pela Biodiversidade e nossas gerações futuras
José Pedro Naisser – Curitiba/PR E-mail. jpnaisser@gmail.com
Prioridade
Recentemente, o governo Lula liberou R$ 500 milhões para o combate às queimadas que estão destruindo o País. Acho pouco. O Brasil estava e ainda está sofrendo uma seca terrível. Agora, o presidente quer gastar valor próximo a este na compra de um novo, maior e mais confortável avião presidencial. Então, essa é a prioridade?
Eleonora Franco – São Paulo/SP