Opinião

DO LEITOR

28 de setembro de 2024

FOTO: REPRODUÇÃO

Guerra no Líbano 

O bombardeio no Líbano traz preocupações a nós brasileiros; são milhares de descendentes de libaneses no Brasil e outros tantos que estão naquele país. Netanyahu, em mensagem aos libaneses para justificar o ataque, afirmou, com razão, que  o Hezbollah os faz de escudo. O problema é que ele resolveu atirar no escudo; provavelmente brasileiros compõem esse metafórico  equipamento bélico defensivo. 

Raul Moreira Pinto – Passos/MG 

 

Brasil e a guerra 

O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, em seu discurso na Assembleia Geral da ONU, fez crítica à dupla China e Brasil. E não é que Lula, tosco em questões de relações internacionais, em vez de responder referindo-se à Ucrânia, refere-se diretamente a Zelenski, e de forma ofensiva? Que imprudência. Ou seria arrogância mesmo? 

Sandra Maria Gonçalves – São Paulo/SP 

 

A comitiva brasileira 

Não sei se senti vergonha, desapontamento, repulsa ou tudo isso quando li que mais de 100 pessoas integraram a comitiva de Lula que viajou a Nova York em razão da Assembleia Geral da ONU. Será que era necessária a ida dos presidentes do Senado e da Câmara? A maioria dos integrantes da comitiva talvez nem tenha tido motivos para estar ali. Os gastos da viagem já somam mais de R$ 750 mil, e ainda a conta está longe do valor final. Somente a passagem aérea da ministra Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos) custou quase R$ 46 mil. Será que ela pretendia dar a volta ao mundo antes de regressar ao Brasil? 

 Essas notícias deixam os trabalhadores e os pagadores de impostos do País totalmente desiludidos. Este país não tem jeito, só jeitinhos. 

Károly J. Gombert – Vinhedo/SP