Fim da aviação regional
Como pode a aviação regional que na década de 1950 chegou a atender 400 cidades, estar nessa decadência hoje? Infelizmente viajar de avião é um transporte de luxo para poucos. Nos EUA o céu é cortado por rotas aéreas e a preços acessíveis, enquanto que aqui há um desestímulo total, visto que o combustível para as aéreas regionais é até 3 vezes mais caro. Tanta politicagem em cima do setor tem um único objetivo: dar emprego para a companheirada e submeter o povo à miséria. O ministro dos Portos e Aeroportos anunciado com tanta pompa era para ter mostrado a que veio. E pensar que até hoje a ANAC está sem presidente. Também se for uma figurativa, melhor não ter, fica mais barato.
Izabel Avallone – SãoPaulo/SP
Porteira fechada
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, deveria usar o mesmo poder de seu antecessor, Ricardo Salles: o parecer, a caneta. Salles passou a boiada na pasta ambiental usando o expediente de modificar as regras. Marina Silva pode muito bem começar a emitir pareceres e canetadas para fechar a porteira. Ela pode, por exemplo, emitir um parecer demandando estudos de impacto ambiental nas pequenas represas no Pantanal e a eventual remoção das represas que estão prejudicando o fluxo natural das águas. Se for para ficar sentada reclamando da vida e dizendo que não pode fazer nada, seria melhor a ministra entregar o cargo e dar oportunidade a alguém que pelo menos tente frear a destruição ambiental a que ela segue assistindo passivamente.
Mário Barilá Filho – São Paulo/SP
Níveis alarmantes
O País enfrenta queimadas que estão em níveis alarmantes pelo clima quente e os ventos; Dilma Rousseff já dizia que era necessário estocar os ventos. Não deram atenção à ela, agora a situação está muito difícil de resolver.
Roberto Solano – Rio de Janeiro/RJ