Ícone do site Folhadamanha

Dnit dá 10 dias para retomada de manutenção na BR-464

Trecho da BR-464./ Foto: Divulgação.

Ézio Santos

DELFINÓPOLIS – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) aponta que a manutenção no trecho da BR-464 entre Delfinópolis e São João Batista do Glória deve ser retomada em dez dias ou a empresa responsável pelo serviço, a BRA Construções Ltda, pode ser substituída.

Segundo o presidente da Câmara de São João Batista do Glória, Cresio Costa, a informação foi repassada pelo coordenador-geral da Dnit em Passos, Fabiano de Oliveira Leite, durante audiência pública realizada nesta sexta-feira no distrito de Ponte Alta, em Delfinópolis, para tratar do assunto. Caso a manutenção não seja retomada, disse Costa, o coordenador-geral do Dnit em Passos afirmou que deve ser homologado o pedido de substituição da BRA pela segunda colocada no processo de licitação para a manutenção na estrada.

O encontro foi organizado pelos presidentes das câmaras de São João Batista do Glória e de Delfinópolis, Sebastião Aparecido Alão e reuniu cerca de 100 pessoas no salão paroquial de Nossa Senhora das Dores.

“A maioria de produtores rurais que trafegam diariamente pela BR. Houve debate e questionamentos ao Fabiano, que depois de explicar a situação do Dnit perante à empreiteira BRA Construtora Ltda, nos garantiu que em 10 dias ela voltará com força total para recuperar a estrada”, disse Costa.

De acordo com ele, caso a manutenção não seja retomada as câmaras dos dois municípios vão decretar situação de calamidade pública e pedir ao Dnit a quebra de contrato da BRA.

Desde o início do ano, motoristas que trafegam pelo trecho da BR-464 entre Delfinópolis e o Glória reclamam das condições da estrada. A Prefeitura de Delfinópolis também alega que o município tem sido prejudicado, inclusive no transporte de pessoas doentes e pacientes de tratamento de hemodiálise, por exemplo, e em setores como o turismo e no escoamento da produção agrícola.

Segundo informações da assessoria de imprensa do Dnit, nesta semana, a empresa começou a aplicar brita graduada simples em cerca de 500 metros próximo ao Ribeirão Claro, em Delfinópolis.

A BR Construtora informou que continua a atuar no trecho entre os dois municípios e que tem trabalhado em pontos críticos. A empresa também informa que o alto índice de chuvas dificulta o trabalho das equipes e a expectativa é que, com a melhora das condições climáticas, a atuação seja reforçada.

Em nota divulgada pela BRA em janeiro deste ano, a empresa informou que houve corte de gastos por parte do governo federal no final do ano passado e que, após o período chuvoso, pretende adotar os procedimentos indicados para melhoria do tráfego.

Sair da versão mobile