Diversos Destaques

Programa da TV Aparecida traz história da música em homenagem ao Senhor Bom Jesus dos Passos

Por Adriana Dias / Redação

24 de setembro de 2021

O padre Ronoaldo Pelaquin compôs o Hino do Senhor Bom Jesus dos Passos há 50 anos

O programa da TV Aparecida ‘Sábado no Santuário’ deste sábado, 25, às 11h30, traz no quadro ‘Contos e cantos’ a história da música ‘Hino ao Senhor Bom Jesus dos Passos’. O criador e apresentador do televisivo é também o autor da composição e melodia em homenagem ao padroeiro de Passos, o padre Ronoaldo Pelaquin, de 79 anos.

O religioso contou à reportagem que durante as Santas Missões, na década de 1980, esteve em Passos e recebeu o pedido de padre Luiz Gonzaga Lemos, então pároco da Matriz Senhor Bom Jesus dos Passos, para que fizesse uma música em homenagem ao padroeiro. E, então, compôs o hino.

“Já se vão 50 anos desta criação e recebi com muita felicidade, recentemente, o contato do músico Celso Faria para autorizar a mixagem da música para uso em um vídeo de homenagem ao Dia do Padroeiro, em agosto deste ano. Claro que autorizei e, agora, neste sábado, vamos falar sobre esta música no quadro em que uso uma música e conto a história dela. A produção do vídeo de Celso Faria ficou interessante, usamos o máximo que pudemos com o filme e esperamos que todos os passenses possam assistir ao programa e que gostem”, disse o padre.

Embora não tenha voltado a Passos, Pelaquin contou que, ao ver o material da matéria que vai ao ar, se emocionou e impressionou com as imagens que lhe remeteram ao passado.

“Vi a capela da Penha, o Santuário de Nossa Senhora da Penha, me lembrei das missões, das missõezinhas, e tudo isso estará no programa”, explicou.

Natural de São João da Boa Vista, no estado de São Paulo, padre Pelaquin fez Comunicação Social (Rádio, TV e jornal impresso) em Roma. Foi diretor da Rádio Vaticano, em Roma, por 12 anos. Atualmente mora em Aparecida, no estado de São Paulo, sendo um dos padres da congregação que atua no Santuário de Aparecida.

Pelaquin se diz um ‘fantasista musical’ e tem em sua trajetória mais de 400 músicas compostas, sendo a grande maioria no campo da igreja.

“Já fiz música para teatro, cinema, escolas. Se me der um tema, eu componho. Em especial este programa de sábado agora consiste em cantar a música de minha composição ao padroeiro de Passos e conto como nasceu a música e vamos falar do arranjo especial feito pelo Celso Faria”, finalizou.

O programa pode ser assistido pelo canal 11 da parabólica e pelos links: http://www.A12.com/tvaparecida; http://facebook.com/aparecidatv; http://twitter.com/tvaparecida; http://instagram.com/tvaparecida.