Diversos

Com forte investimento, Bragantino promete dominar futebol brasileiro

2 de junho de 2021

Imagem: Canva Pro

Quando a empresa austríaca do Red Bull decidiu avançar para a compra do Bragantino, o time ainda estava no Brasileirão Série B, o objetivo é que, em poucos anos, o time possa estar lutando contra os “grandes” do futebol brasileiro. Ora, em cerca de três anos desde essa aquisição, a verdade é que o Bragantino já está na Série A, apresentando uma capacidade financeira que apenas o Flamengo, Santos e Palmeiras estão conseguindo bater de frente.

Sem dúvida que o forte investimento de centenas de milhões de reais, como forma de melhorar a qualidade do seu elenco, acaba fazendo com que o time do Bragantino, no início de cada temporada, seja sempre uma verdadeira incógnita. Talvez por isso as casas de apostas de referência, como o Sportsbet 365, não consigam descartar o time do Red Bull Bragantino como sendo um dos potenciais favoritos a lutar pelo Brasileirão Série A.

Contudo, é importante também não esquecer que a temporada de estreia do Bragantino no mais forte escalão do futebol brasileiro foi tudo menos fácil. Durante cerca de metade da temporada passada, o time esteve bem perto dos lugares de rebaixamento. Pelo que a dúvida se coloca: será que o dinheiro não é suficiente para o Bragantino conseguir ameaçar os grandes times brasileiros ainda?

Bragantino está sempre muito ativo no mercado

Ao contrário do que tem acontecido, por exemplo, com o time bicampeão brasileiro, o Flamengo, que apenas avançou com uma ou duas mudanças em seu elenco, o Bragantino continua buscando por novas soluções para tornar sua equipe mais forte. Tendo uma equipe muito jovem, onde os jogadores contratados são quase todos eles sub-23, a estratégia do Red Bull também deverá passar por contratar um ou outro jogador mais experiente, como forma de ajudar os jogadores mais jovens.

Talvez por isso muitos rumores avançam que o Red Bull Bragantino estaria muito interessado em poder contratar o jogador experiente Paulinho para essa temporada. Mesmo estando o avançado ainda ligado a um time do futebol chinês, tudo indica que Paulinho poderá aceitar o desafio de ajudar o time do Bragantino a chegar mais perto do topo do futebol brasileiro. Com certeza que o dinheiro não seria um problema nessa situação em específico.
Porém, tal como os próprios dirigentes do time já confessaram publicamente várias vezes, é preciso entender que, no mercado de transferências, o foco do time será sempre contratar jogadores que sejam muito jovens, mas altamente talentosos. O objetivo é que, para além de conseguirem extrair bons resultados esportivos, o time, em um futuro próximo, ainda consiga fazer dinheiro com a venda desses mesmos jovens jogadores.

Modelo de sucesso do Leipzig deverá ser replicado no Bragantino

Antes mesmo de ter avançado para a compra do Bragantino, é crucial perceber que a Red Bull já estava tendo um enorme sucesso com o time alemão do Leipzig. Isso porque, em pouco mais de 5 anos, o investimento dessa empresa energética no time alemão fez com que o time pulasse dos campeonatos semi-profissionais para a Bundesliga. O sucesso foi tão grande com esse projeto que, em menos de 10 anos, após sua criação, o Red Bull Leipzig não só está lutando pelo Campeonato Alemão, como também faz sucesso na Liga dos Campeões.

O mesmo está acontecendo com o Salzburgo, onde o time austríaco consegue dominar por completo seu Campeonato local, ao mesmo tempo que lança enormes talentos para o mundo do futebol, como são os casos do avançado Haaland, mas também do talentoso espanhol Dani Olmo. Ou seja, o foco é que, em poucos anos, também o time do Bragantino seja uma verdadeira referência do futebol brasileiro.

Porém, será que o forte investimento do Red Bull no time brasileiro será suficiente para que os resultados surjam tão rapidamente, tal como aconteceu nesses Campeonatos europeus. Essa questão está sendo cada vez mais colocada por especialistas e torcedores. No entanto, é importante referir que o time tem conseguido convencer jovens talentos a entrarem nesse projeto tão promissor e tentador, pelo que os resultados, mais tarde ou mais cedo, poderão acabar surgindo. Mas será que eles vão aparecer já nessa presente temporada do Brasileirão ou será necessária mais alguma paciência?