Destaques Meio Ambiente

Disk Árvore deve fazer plantio de 3 mil mudas em área urbana

13 de janeiro de 2025

Com o plantio das mudas, a secretaria busca melhorar a qualidade do ambiente, proporcionando benefícios ecológicos e estéticos para a cidade. / Foto: Divulgação

Luisa Scandorilli

PASSOS – A Secretaria de Meio Ambiente, Agropecuária e Abastecimento (Semab) de Passos promove neste mês o projeto ‘Disk Árvore’ de plantio de mudas de forma planejada e sustentável na área urbana do município. A previsão é plantar cerca de 3 mil mudas.

O projeto funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e os interessados devem entrar em contato pelo telefone (35) 98424-3537. Após responder um cadastro e análise da secretaria, a solicitação pode entrar no cronograma da Semab.

Segundo o secretário da pasta, Frederico Ozanam, serão plantadas espécies de árvores específicas para os ambientes na área urbana. “As espécies para calçadas são Flamboyant mirim, árvore samambaia e oiti; para canteiro central e praças, ipê amarelo; áreas verdes e de preservação permanente é realizado plantio de mudas nativas de várias espécies”, afirma.

A escolha do plantio de espécies adequadas às condições urbanas garante que as plantas cresçam de maneira saudável sem causar danos à infraestrutura urbana, como calçadas, redes de esgoto e postes, aponta Ozanam.

De acordo com o diretor de Meio Ambiente, José Augusto Ribeiro Toledo, a previsão é plantar cerca de 3 mil mudas.

“Os resultados esperados para a cidade são a melhoria da qualidade do ar, redução da temperatura urbana, aumento de abrigos e alimentos para a fauna urbana e valorização da paisagem”, afirma Toledo.

Objetivos

De acordo com o secretário, neste ano, entre os objetivos da Semab, além da continuidade do projeto de arborização, estão o fortalecimento da Coleta Seletiva, lançamento do projeto Reviva o Óleo, com expansão da coleta e o reaproveitamento do óleo de cozinha, além de melhorias na infraestrutura e eficiência da coleta de pneus, através da criação do Ecoponto de Pneus, e revitalização das praças na cidade.

Segundo Ozanam, a secretaria planeja ainda implementar novidades que devem complementar essas iniciativas e promover uma cidade mais sustentável e com maior qualidade ambiental.

“Esses objetivos refletem o compromisso da Semab em promover o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social por meio de ações integradas que envolvem educação, preservação, saúde e infraestrutura urbana”, disse.