Consumidor

Direito do Consumidor

14 de julho de 2023

FOTO: REPRODUÇÃO

Como se proteger em compras, serviços e contratos

Como consumidores, é essencial estarmos cientes de nossos direitos e sabermos como nos proteger em diferentes situações. Estar a par de alguns pontos sobre o que pode e o que não pode em compras, contratação de serviços e assinaturas de contratos irá ser um facilitador para tomada de decisões, resoluções de problemas, proteção contra práticas abusivas e até mesmo a promoção de melhores práticas comerciais.

Para começar a jornada de aquisição de um serviço ou produto, o ideal é pesquisar antes de comprar, entender sobre o que será adquirido e conhecer o fornecedor. Assim, é importante verificar a reputação deste vendedor, comparar preços e ler avaliações de outros consumidores.

Outro ponto imprescindível é a leitura de contratos com atenção. Antes de assinar qualquer contrato, deve-se ler minuciosamente, buscando a certeza de entender todos os termos e condições, incluindo prazos, garantias, políticas de devolução e eventuais taxas extras.

Além disso, guardar comprovantes e notas fiscais deve ser uma rotina. Eles devem ser armazenados em um local seguro, pois são fundamentais em caso de problemas futuros, como trocas, garantias ou reclamações.
Entender a política de devolução da loja ou do vendedor antes de fazer uma compra também deve estar na lista de cuidados. Afinal, conhecer os prazos e as condições para devoluções ou trocas de produtos, em compras físicas ou on-line, permitirá que tudo seja feito de forma correta.

Quanto à contratação de serviços, para evitar contratempos, é preciso que todas as condições estejam documentadas por escrito, incluindo prazos, custos, garantias e penalidades por descumprimento.
De um modo geral, quando houver problemas com um produto ou serviço, o primeiro passo é entrar em contato com o fornecedor para tentar resolver a situação. Se isso não funcionar, é possível consultar organizações de defesa do consumidor ou autoridades competentes.

O Código de Direito do Consumidor (CDC) também está nesse contexto e tem como objetivo principal equilibrar a relação entre fornecedores e consumidores, garantindo a proteção dos direitos dos consumidores e promovendo um mercado mais justo e transparente. Desse modo, ele busca garantir que os consumidores tenham acesso a informações claras e adequadas sobre os produtos e serviços. Por isso, pode ser também um aliado no momento da compra ou contratação.

Por fim, o ideal é estar sempre familiarizado com os direitos do consumidor para poder colocar em prática. Lembre-se que entre eles estão o direito à informação, à qualidade e segurança dos produtos, à troca em caso de defeitos, entre outros.