PASSOS – A Diocese de Guaxupé, da qual Passos faz parte, por meio do bispo dom José Lanza Neto, determinou a suspensão, por tempo indeterminado, de atividades de arrecadação financeira realizadas pelas paróquias, como shows de prêmios, ações entre amigos, rifas e bingos.
A decisão foi adotada em atendimento a uma recomendação do Ministério Público de Minas Gerais, que orienta sobre a proibição de jogos de azar, considerados ilegais no Brasil. O comunicado, assinado pelo bispo, foi enviado aos padres no dia 28 de março.
Na semana passada, o bispo diocesano convocou uma reunião remota e de caráter urgente com todo o clero para comunicar a proibição. Além disso, um comunicado interno foi encaminhado individualmente a cada padre.
De acordo com a Diocese, como essas atividades são classificadas como jogos de azar, a suspensão está apenas seguindo o que estabelece a legislação brasileira, que proíbe esse tipo de prática. A venda de alimentos, bebidas, bem como a realização de leilões de brindes e animais, permanece permitida.
A Diocese informa que os fiéis que já venderam rifas em ações em nome das paróquias devem procurá-la.