8 de maio de 2024
Dom Lanza diz que a Diocese de Guaxupé se une fraternalmente as famílias que perderam seus entes queridos, os desabrigados, isolados, feridos e hospitalizados / Foto: Reprodução
S.S. PARAÍSO – As campanhas de arrecadação de donativos destinadas às vítimas das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul têm ganhado novas adesões. Além da ação de empresas e voluntários, a sociedade também está sendo mobilizada por meio da Igreja Católica. Nesta segunda-feira, 6, a Diocese de Guaxupé anunciou, em nota oficial, que fará arrecadação e destinará parte dos donativos financeiros recebidos no domingo para ajuda aos necessitados.
Em nota, o bispo dom José Lanza Neto relata sobre a situação dramática que afetou a população gaúcha e causou danos em mais de 200 municípios. Ele cita a destruição das residências provocada por transbordamento de rios, deslizamento e outras situações que resultaram em mortes, feridos e pessoas em situação de vulnerabilidade. “O cuidado com a casa comum e a amizade social, temas propostos pelo Papa Francisco nos últimos anos, nos conduzem a olhar com compaixão para a realidade”, descreve.
Além das orações, dom Lanza diz que a Diocese de Guaxupé se une fraternalmente às famílias que perderam entes queridos, os desabrigados, isolados, feridos e hospitalizados. “Diante das adversidades enfrentadas pelo povo gaúcho, nos comprometemos a prestar ajuda concreta para auxílio e amparo dos afetados pelos temporais”, disse.
Em seguida, ele anunciou que a Diocese incentiva as paróquias a promoverem campanhas solidárias em uma missa específica do próximo domingo,12. A coleta especial poderá ser enviada para o Pix da Campanha Solidária da Regional Sul 3 da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
“Que nossa ajuda e nossas orações possam trazer esperança às famílias”, diz.
Ainda em Paraíso, o prefeito Marcelo Morais anunciou em redes sociais que também está engajado na campanha de arrecadação junto a um grupo de voluntários da cidade. Ele disse que está em contato com a Secretaria de Ação Social do município de Novo Hamburgo e de São Leopoldo, que solicitaram ajuda. Morais citou ainda a Transportadora Rodonaves, que levará o material arrecadado na cidade para o Sul e conclamou os paraisenses a colaborarem.
Morais enfatizou que estão sendo recebidos na transportadora, localizada na Avenida Zezé Amaral, 1052, desde alimentos, água mineral, produtos de higiene pessoal e de limpeza, roupas e agasalhos.
“Será divulgada uma lista do que pode ser doado e também um PIX seguro para quem preferir fazer doação em espécie”, comentou. Ainda em Paraíso estão em funcionamento pontos de coleta de donativos na agência central dos Correios e na sede da 4ª Delegacia de Polícia Civil, localizada em frente ao recinto do Parque de Exposições.