Ícone do site Folhadamanha

Diego Oliveira é reeleito com 88% dos votos válidos 

DIEGO OLIVEIRA PASSOU DE 13 MIL VOTOS PARA QUASE 50 MIL./ foto: Reprodução

PASSOS – Com 88,05% dos votos válidos, o prefeito de Passos, Diego Oliveira (PSD), foi reeleito neste domingo. Ele teve 49.477 votos. Em 2020, quando foi eleito a primeira vez, foram 13.416.

Após a redemocratização do país, esta é a primeira vez que os eleitores de passos reelegem um prefeito. 

Diego tem como vice o atual vereador Maurício Silva e foi reeleito pela coligação ‘Passos pra Cima’, formada pelos partidos PSD, União Brasil, PP, Republicanos e PDT. 

Na primeira eleição, Diego foi eleito pelo PSL, com 27,06% dos votos válidos. No último domingo, ele derrotou Simone Cristina (PL), que ficou em segundo lugar com 4.738 votos (8,43%), e Delegado Rodney Malveira (PT), que teve 1.915 votos (3,51%). 

A eleição deste domingo teve 27,17% de abstenção, 2,28% votos brancos e 2,87% votos nulos, totalizando 32,32%. 

“O povo reconheceu o trabalho da nossa administração de quase quatro anos. Hoje foi um referendum da população e isso é histórico. Se tivemos quase 50 mil votos, isso aumenta em muito a nossa responsabilidade. Nossa cidade é uma das mais prósperas de Minas Gerais. Quebramos vários paradigmas e queremos administrar, e bem esta cidade que tem mais de 34 quilômetros quadrados de cidade. Eu sou prefeito. Meus negócios estão todos paralisados, pois me dedico 100% como prefeito”, disse o prefeito. 

Segundo ele, o compromisso agora é unir as pessoas. “Temos muito a fazer. Meu compromisso é com a cidade. Conseguimos colocar a cidade nos trilhos e vamos melhorar o que é necessário. Aqui não cabe mais amadorismo e temos desafios como formação de mão de obra, o trânsito e muitas outras questões”, disse. 

Câmara 

Diego Oliveira obteve maioria na Câmara, o que deve permitir a aprovação de projetos. Das 11 cadeiras do Legislativo, oito serão ocupadas por vereadores da coligação ‘Passos pra Cima”, que são: Professor André Albino (PSD), com 2.540 votos; Alex Bueno (PSD), 2.433 votos; João Serapião (União), com 2.069 votos; Milton Silva (PSD), com 1.772 votos; Gilmara da Patas Amigas (União) com 1.766 votos; Professor Michael Silveira (PP), com 1.496 votos; Plínio Andrade (PSD), 1.384 votos; Iran Parreira (PP), com 996 votos.  

As outras três cadeiras foram conquistadas por candidatos do PL que são Aline do Social com 3.014 votos – o maior número de votos para o Legislativo nesta eleição; Professor Wender, com 1.886 votos e Belinha do Jorge, com 1.147 votos. 

Dos atuais 11 vereadores, apenas Maurício Silva não se candidatou novamente, por ter se candidatado ao cargo de vice-prefeito. Dos 10 que tentaram foram reeleitos Aline do Social, Alex Bueno, João Serapião, Gilmara da Patas Amigas, Professor Michael Silveira e Plínio Andrade.   

História 

Lourenço Ferreira de Andrade foi o último “agente executivo” (vulgo ‘prefeito’) antes da Nova República. Ele foi prefeito de 17 de abril de 1927 a 9 de maio de 1945, e a Nova República é um período entendido entre 1985 – após o fim da Ditadura Militar-, e que se estende até os dias atuais. Foi o político que maior tempo se manteve no cargo em Passos, foram 18 anos, numa época que isso era possível graças a intervenções.

Sair da versão mobile