18 de setembro de 2023
Tamiris Figueiredo
PASSOS – O prefeito de Passos, Diego Oliveira, assinou, na última sexta-feira, a ordem de serviço para o início da construção do Hospital Veterinário e Centro de Acolhimento Temporário e Adoção de Animais. A licitação, com valor estimado em R$ 3,14 milhões, foi vencida pela BHZ Construtora Eireli e os equipamentos serão construídos na rua Senzala, entre os bairros Casarão e Recanto do Bosque.
De acordo com a vereadora Gilmara Silveira, a construção do hospital conta com emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão e apoio da prefeitura, que vai arcar com o restante dos gastos, e de várias pessoas da comunidade. “O projeto de engenharia foi generosamente doado pelo engenheiro passense Manoel Reginaldo Ferreira. O levantamento topográfico ficou sob responsabilidade de Marcio Rodarte e o engenheiro ambiental Gustavo Oliveira de Paula. Além disso, o trabalho incansável da
Comissão de Bem-estar Animal e de todos os servidores da prefeitura foi crucial para tornar o projeto realidade”, afirma.
O cronograma prevê seis meses para a conclusão da obra, que deve ter início nos próximos dez dias. “Hoje é um grande momento, porque esses dias tristes de impotência diante dos atendimentos aos animais vão ficar para trás. Estamos construindo políticas públicas para os animais, reconhecendo que eles têm direitos. Estamos aqui hoje criando um compromisso de cuidar”, afirmou a parlamentar durante a assinatura da ordem de serviço.
Segundo o prefeito de Passos, Diego Oliveira, o hospital e o centro de acolhimento vão melhorar o atendimento na saúde animal no município. “ Se tem uma coisa que eu ostento em falar é que nunca o terceiro setor da cidade de Passos foi tão bem assistido como está sendo agora, com recursos, com investimentos. Nós precisamos inserir a proteção animal, ensinar
além da grade curricular escolar, mostrar a importância para as pessoas”, disse Diego.
O equipamento terá recepção, bloco cirúrgico, ambulatórios para consulta e tratamento, alas dedicadas ao atendimento geral e específicos de gatos e cachorros, além de cozinha e banheiros. Com capacidade para abrigar 80 cães e 20 gatos em situação de vulnerabilidade, incluindo animais de rua, animais resgatados de maus tratos e aqueles pertencentes a pessoas de baixa renda. Além de oferecer um solário para convivência coletiva, o centro também realizará castrações e a colocação de chips de identificação nos animais, permitindo um acompanhamento contínuo após a adoção.
Para o secretário de Meio Ambiente, Agropecuária e Abastecimento da Prefeitura de Passos, Sebastião Domingos, o Neném da Manuela, o hospital veterinário vai suprir uma carência no município e melhorar o atendimento na saúde animal. “Com a ampliação dessa clínica veterinária, com o centro de acolhimento de animais, tenho certeza de que as ONG’s e clínicas veterinárias locais darão conta do recado e prestarão suporte nessa administração”, afirma Neném da Manuela.
O vice-presidente da Câmara, Maurício Antonio da Silva, afirma que o hospital é um marco para o município. “Essa conquista liderada pela vereadora Gilmara marca uma nova forma de fazer política em Passos. Temos a obrigação de defender esse projeto, que pertence a cada cidadão de Passos, e explicar sua importância para a saúde coletiva e para os animais da cidade”, disse.