Destaques Geral

Diácono Marcelo Ferreira é ordenado padre em missa na Matriz de São Judas Tadeu

23 de abril de 2024

Marcelo Ferreira durante missa presbiteral / Foto: Reprodução

PASSOS – Os fiéis católicos e a Congregação dos Rogacionistas, fundada pelo italiano Anibal Maria di Frância, acolheram o padre passense Marcelo Ferreira, de 40 anos, na noite de sábado, 20. A celebração litúrgica solene ocorreu na igreja matriz São Judas Tadeu, no Jardim Aclimação, e foi presidida pelo bispo diocesano de Caetité (BA), dom José Roberto Silva Carvalho, com a anuência da Diocese de Guaxupé.

Participaram da missa presbiteral de Marcelo Ferreira Gonçalves Oliveira vários padres diocesanos de Passos e região, incluindo rogacionistas, seminaristas e religiosos de várias etapas da formação.

Vieram em excursões amigos das cidades baianas de Presidente Jânio Quadros, onde morou em 2023, Maetinga e Caraíbas. Também de Alpinópolis, Criciúma (SC), Curitiba (PR), Bauru (SP), Brasília (DF), São Paulo (SP) e Gravataí (RS). Na mesma data, Dom Lanza Neto, do território diocesando de Guaxupé, estava na capital federal finalizando a Assembleia Nacional dos Bispos do Brasil.

Todo o Conselho Provincial Rogacionista e o superior provincial, padre Geraldo Tadeu Furtado, RCJ também estiveram presentes no evento. Foi cerimoniário desta solene liturgia, o sacerdote Douglas Araújo, representante dos presbíteros da arquidiocese de Uberaba, e do seminarista David Washington. Marcelo é o quinto padre rogacionista nascido em Passos. Os outros são: Gilson Maia, Mário Bandeira e Adriano Teodósio. Ainda na etapa do postulantado, em Curitiba, está outro passense, Algarves Pereira Alves.

Afastamento

Nascido em 3 de setembro de 1983, o novo sacerdote foi registrado em Cássia onde nunca morou, porém não soube explicar os motivos. Viveu a infância com os pais Itamar Ferreira de Oliveira, Nilma Gomes Gonçalves de Oliveira, as irmãs Taís e Talita, na Fazenda São Bento, em Passos.

Em 2005, com 22 anos, ingressou no Seminário São José, em Bauru, onde cursou o propedêutico. No mesmo ano, por não se sentir preparado para a próxima etapa, a filosofia, deixou a congregação. Entre 2010 e 2019, ainda sem firmar a intenção de se tornar diácono e depois padre, Marcelo frequentou seminários em Curitiba e Brasília. Por um ano, participou da reinserção na comunidade religiosa e atividades pastorais em Presidente Jânio Quadros

O período em que recebeu os ministérios de leitorato e acolitato ocorreu em São Paulo, na etapa da Teologia. Finalizada a etapa de teologia, foi transferido novamente para o interior baiano, onde, solenemente, professou os Votos Perpétuos. Em outubro de 2023, foi ordenado diácono na Paróquia São Pedro Apóstolo (SP), e exerceu sua diaconia também em Presidente Jânio Quadros. Este ano mudou para Bauru (SP), e exerce a função de formador na etapa do propedêutico, com previsão de regresso definitivo no final desta semana.

As primícias sacerdotais em Passos começaram dia 21 e encerram-se dia 26. No próximo domingo, preside a primeira missa solene na igreja matriz de Nossa Senhora das Graças, em Bauru.