Luisa Scandorilli
PASSOS – Nesta quinta-feira, 17 de outubro, é comemorado o Dia Nacional da Vacinação. Em passos, a rede municipal de saúde dispõe de nove salas de vacina para atender a população. Após queda nos índices de imunização durante a pandemia de covid, o município tem registrado alta gradativa na retomada da cobertura.
“A população passense está voltando aos poucos a frequentar as salas de vacinas, prova disto é que as coberturas vacinais estão aumentando gradativamente após uma queda significativa no período da pandemia”, afirma a enfermeira Priscila Soares Corrêa, referência técnica em imunização.
“A não vacinação expõe crianças a uma série de doenças que poderiam ser facilmente evitadas”, afirma Priscila.
“Doenças como sarampo, caxumba, rubéola, coqueluche e poliomielite, antes controladas ou quase erradicadas, têm ressurgido em surtos em diferentes localidades do mundo, inclusive no Brasil”, aponta a profissional.
A enfermeira afirma que as vacinas são distribuídas mensalmente pela Superintendência Regional de Saúde e armazenadas em câmaras frias.
“Os imunobiológicos são armazenados em câmaras frias específicas, onde é realizado o controle da temperatura diário, pois a conservação das vacinas deve ser feita em temperatura entre 2°c a 8° c, com uma fiscalização rigorosa por meio de refrigeradores com termômetro e tecnologias que promova o monitoramento da temperatura”, informa Priscila.
Segundo Priscila, as vacinas são distribuídas quinzenalmente para as salas de vacinação do município.
“Atualmente contamos com nove salas distribuídas em pontos estratégicos da cidade, onde são armazenadas também em câmaras frias especificas com controle rigoroso da temperatura”, frisou.
Priscila ressalta ainda a importância de manter o cartão atualizado para todas as vacinas em todas as idades disponíveis no calendário básico, para que sejam prevenidas doenças que podem ser graves ou até mesmo fatais.
“As vacinas são seguras e eficazes e salvam vidas. Procure uma sala de vacinas e retirem todas as dúvidas necessárias, temos uma equipe especializada para este atendimento”, aponta Priscila.