PASSOS – O Dia da Vacina BCG é celebrado neste sábado, 1º. A vacina foi criado em 1921 por Léon Calmette e Alphonse Guérin. A BCG protege contra a tuberculose, que afeta pulmões, ossos e meninges. Os sintomas da doença são tosse, em alguns casos com expectoração e sangue, falta de ar, dores no peito, entre outros. Segundo informações do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, em 2022, o Brasil registrou 78 mil pessoas com a enfermidade.
De acordo com a técnica em imunização e coordenadora de atenção especializada da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do município, Priscila Soares Corrêa Faria, a vacina BCG deve ser aplicada em crianças pequenas. “O ideal é mais precocemente, possível em crianças recém-nascidas ou no máximo até quatro anos, 11 meses e 29 dias”, disse.
“A resposta à vacina leva cerca de três a seis meses, começando com uma mancha vermelha elevada no local da aplicação e evoluindo para uma pequena úlcera, que produz secreção até que vai cicatrizando. As vacinas BCG atualmente têm menos reação local, às vezes, até mesmo sem cicatriz, o que não significa que ela seja eficaz”, afirma.
Ela também disse que a vacina pode prevenir a enfermidade ou a progressão da doença e é composta, principalmente, por bactérias que enfraquecem a carga viral, além de estimular o corpo a produzir anticorpos.
“A vacina BCG não oferece 100% de eficácia na prevenção de tuberculose pulmonar, mas sua aplicação em massa permite a prevenção de formas graves da doença, como meningite tuberculosa e a tuberculose miliar”, aponta Priscila.
Segundo Priscila, o imunizante está disponível em todas as salas de vacina do município. “Devido o frasco ter 20 doses e a durabilidade, após aberto, ser de seis horas, a aplicação é realizada através de uma escala diária. Cada dia da semana é feita em uma sala, na segunda acontece nos PSF do Planalto e Aclamação, na terça, nos PSF da Penha e Casarão, na quarta, no PSF Coimbras 1, na quinta, no PSF CSU e na, sexta-feira, na sala da rua Lavras, do São Lucas, e no PSF Coimbras 2”, ressaltou.
Sobre a doença
A tuberculose é uma doença infecciosa que afeta, principalmente, os pulmões e pode ser grave. As bactérias que causam a doença são transmitidas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país das américas com maior número de casos da doença.