Dia a dia

Dia a Dia

18 de março de 2023

BENEDITO JÓSE

Relevâncias

Sentir-se perdido pode significar muitas coisas. Sem rumo na vida, sem saber para onde ir, sem desvendar o próximo passo a ser dado, sem clareza para energizar a próxima decisão, sem saber onde buscar recursos, não saber a solução de um problema grandioso, não ter com quem contar, faltar criatividade, perder a visão de esperança no radar, não sentir-se satisfeito com o atual relacionamento amoroso, assustar-se com o rumo natural dos acontecimentos, falta de memória, falta de argumentação diante da rigidez de pessoas próximas a nós, vontade de ser feliz, vontade de ser livre e não saber por onde começar, não saber como pagar uma dívida, não saber se reinventar em novos ciclos de vida, sentir que perdeu tempo na vida, não saber se defender, ter medo do futuro, tudo isso pode se enquadrar na expressão “estou perdida”.

Todas elas denotam distanciamento de quem se é verdadeiramente. Todas elas são um convite urgente à interiorização das relevâncias.Dar um novo rumo à nossa vida nem sempre é fácil, uma vez que há muitas pessoas envolvidas em nossa rotina. Se falta conhecimento, a gente corre atrás. Se falta recurso, a gente se capacita em algo novo que nos encante. Se falta entendimento, a gente reflete mais vezes. Se falta experiência, a gente conversa com quem a tem. Se falta clareza, a gente racionaliza mais e se emociona menos.

Se falta dinheiro, a gente busca novas fontes de renda. Se falta paciência, a gente se isola um pouco até se refazer. Se falta ternura, a gente se abraça. Se falta tempo, a gente se reorganiza e aprende a delegar tarefas. Se falta maturidade, a gente desabafa com os terapeutas. Se falta criatividade, a gente copia e tenta aperfeiçoar com um toque de classe. Se falta saúde, a gente busca apoio e soluções alternativas. A vida não para e não pode parar.

Só se reinventa quem acredita no amanhã, quem favorece a harmonia, quem admira a beleza, quem se responsabiliza pela própria vida. Só se reinventa quem perdoa os erros do passado, quem abençoa seus esforços, quem busca soluções incessantemente. Para se reinventar é necessário se desapegar daquilo que nos faz sofrer, daqueles que nos sugam energia psíquica e de quem não nos respeita como indivíduo. Reinventar-se é dar uma nova chance a si mesmo, é fazer uma lista do que seja relevante para uma vida extraordinária e deixar de lado as coisas mais insignificantes de nossa rotina.

Só se reinventando é que nos reencontramos, pois sentir-se perdido significa estar velho de hábitos e aptidões, significa ter a alma em desuso e o olhar cansado diante do espelho. Reinventar-se é colocar-se constantemente em movimento de ações.
Ao contrário do que muitos pensam, estar enraizado na zona de conforto não é conhecer-se bem. Estar em transição ou experienciando muitas coisas na vida não significa estar perdido e não saber o que quer.

A vida pede variedade, oportunidades, mudanças, conhecimento, vivências, intensidade, qualidade e quantidade, curiosidade, evolução e conscientização. Poste não vai a lugar nenhum, quem vai é a energia elétrica. Somos feitos para viver tudo aquilo que nos torna melhores. Viver bem significa viver com relevância, viver como alavanca de memórias agradáveis, como desenhista e projetista de bem estar. Viver bem significa direcionar nossas energias para sólidos propósitos de realização pessoal. A vida é presente muito valioso para ser desperdiçada. Não conte seus anos em aniversários, conte-os em episódios de felicidade.

Não se perde aquilo que não se tem. O tempo não é nosso, ele é uma plataforma para existirmos como matéria, só isso. Você não perdeu tempo na vida, você apenas fez o que lhe coube, você se posicionou diante das circunstâncias e do destino e tocou a vida de algumas pessoas. Se você foi árvore e não saiu do lugar, seus frutos saíram e foram deliciar o mundo. Existir é relevante, ser presente é relevante, compartilhar é relevante. Abençoe seu corpo, sua alma e seu Espírito. Abençoe seu passado, seu presente e seu futuro. Reverencie a vida que lhe foi emprestada. Agradeça a todos que cruzaram seu caminho. Existir, sempre será a maior de todas as relevâncias.

BENEDITO JOSÉ, escritor, integra a Associação Cultural dos Escritores de Passos e Região, cujos membros se revezam na autoria de textos desta coluna aos sábados.