Ícone do site Folhadamanha

Dia a Dia

Foto: Reprodução

CARLOS J. F. LOPES

Procuram-se novos leitores!

Sim, isso mesmo. É preciso urgentemente incentivar as crianças a lerem mais.
A leitura é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e cultural dos pequenos. Ler desde cedo estimula a criatividade, amplia horizontes, enriquece o vocabulário, além de aumentar a capacidade de interpretar mensagens – uma habilidade essencial para todos e em todas as etapas da vida.

Não há nada mais gratificante do que ver o olhar brilhante de uma criança ao se perder em um mundo de fantasias ou de aprendizado quando está de posse de um livro. Pais, professores, primos, amigos e vizinhos: a responsabilidade é de todos nós quando se trata de criar o hábito da leitura nas crianças.

Ensinar nossos filhos a gostarem de ler irá influenciar positivamente no seu desempenho escolar. E para que isso se torne um hábito saudável, devemos seguir alguns passos de como estimular a leitura na rotina das crianças. O primeiro é dar o exemplo, isso é fundamental.

Deixe que a criança escolha o próprio livro; reserve um tempo para ler com a criança; tenha um lugar apropriado e aconchegante para a criança mergulhar nos livros. Entretanto, se você faz parte das pessoas que gostam de tecnologia, use-a a seu favor, estimule a leitura de livros online, mas evite que seu filho passe mais tempo que o necessário diante das telas.

A hora de dormir também pode ser um precioso “portal” para a prática, incentivando os novos pequenos leitores na viagem do conhecimento e acelerando sua aptidão teórica nas questões acadêmicas.

Ademais, incentivar a cultura da leitura desde cedo também terá um impacto significativo nas habilidades e processo biopsicossocial das crianças. Desde os aspectos de relacionamento familiar e com amigos até a capacidade de trabalhar em equipe, tudo isso será gradativamente adquirido através de leitura e interpretação textual pelos intermediadores dessa prática.

Um excelente caminho a trilhar.
É encorajador e gratificante observar as diversas iniciativas das bibliotecas e dos espaços destinados à literatura, tanto dentro quanto fora de casa. Tais iniciativas vêm se multiplicando ao longo do tempo, oferecendo um pouco mais de acesso às mais diversificadas informações e conhecimentos disponíveis no mundo da literatura e suas respectivas áreas de atuação.

Com essa visão globalizante, proporciona-se aos pais, professores e cuidadores, estratégias assistivas essenciais para o desenvolvimento educacional de seus filhos/familiares. Essas táticas são de extrema relevância, não apenas para aprimorar a aprendizagem, mas também para fortalecer habilidades socioemocionais, como a empatia, comunicação e pensamento crítico.

Assim, os espaços destinados à literatura são fundamentais na transferência do conhecimento, abrindo portas para novos saberes e oportunidades de aprendizado. Além do mais, propiciam o enriquecimento sociocultural, aguçando a curiosidade, interesse pela leitura, e a ampliação de repertórios intelectuais.

Consequentemente, bibliotecas e espaços de cultura contribuem imensamente para a formação educacional e social de indivíduos e comunidades. Dessa maneira, é reconhecida a importância da leitura enquanto círculo, que converge para o conhecimento globalizado, capaz de gerar mudanças e transformações positivas na sociedade como um todo.

Eu desafio você, ilustre leitor, a se unir à nossa empreitada. Devemos encorajar nossas crianças a adotarem uma rotina de leitura saudável. Desse modo, elas enriquecerão não só cognitivamente como também profissionalmente, possibilitando maior inclusão diante das oportunidades acadêmicas, além de se tornarem indivíduos mais sábios e criativos. Juntos, unindo forças, podemos formar uma geração de pessoas plenas e preparadas para enfrentar com segurança as adversidades impostas pela vida.

CARLOS J. F. LOPES, psicólogo, escritor, integra a Associação Cultural dos Escritores de Passos e Região, cujos membros se revezam na autoria de textos desta coluna aos sábados

Sair da versão mobile