Dia a dia

Dia a dia

15 de janeiro de 2024

Highlighted Section of Book ca. 2001

Mais dois assuntos interessantes

O título correto do texto do dia 07/01/2024 é: DOIS ASSUNTOS INTERESSANTES. Por um equívoco saiu o título do dia 31/12/2024: ANO NOVO COM AMENIDADES. O texto saiu correto.

Estamos em pleno verão. Toda estação do ano tem suas próprias características e o verão não seria diferente. Na folhinha do dia 27/12//2023, destacamos um texto sobre as viroses comuns no verão. As informações são fornecidas por Ricardo Bulat, da cidade de Caçador, SC. Vamos interpretar aqui os conselhos contidos no texto. Ele diz que existem as viroses respiratórias e as viroses gastrointestinais. A mais comum, no verão, é a gastrointestinal. Por conta dos alimentos perecerem, se estragarem com mais rapidez na época do verão. Um dos motivos é pelo fato das pessoas terem um contato maior com água contaminada, como a água da piscina e do mar. Todavia, é necessário muito cuidado, pois os dois tipos de virose podem estar presentes durante o ano inteiro, não apenas no verão. É preciso fazer uma boa prevenção.

Para se prevenir contra as viroses respiratórias, que são transmitidas por gotículas respiratórias, devemos lavar as mãos durante o dia todo, não ficar, ou evitar locais fechados ou repletos de pessoas, ou seja, locais onde circula muita gente. Locais com muitas pessoas e fechados, são ambientes propícios para a contaminação de viroses, principalmente se houver ali pessoas já adoentadas. O texto aconselha que procuremos os postos de saúde do governo para a aplicação de vacinas contra a gripe.
Para se prevenir contra as viroses gastrointestinais recomenda-se ter o máximo de cuidados com a higiene pessoal. Os cuidados devem ser dobrados ou mesmo redobrados. Deve-se lavar as mãos constantemente, tanto na hora das refeições, principalmente, como no decorrer do dia. Tomar muita cautela com a higiene dos alimentos que ingerimos e observar o estado de conservação deles.

Estes conselhos aqui citados são o básico para que possamos evitar o ataque das viroses e fiquemos longe delas. Temos de entender que saúde é um bem importantíssimo em nossa vida. Só temos um corpo para cuidar dele e uma só vida para aproveitar da melhor maneira possível. Temos de estar atentos, cuidar muito bem de nossa saúde, tirar dela o melhor proveito possível para que sejamos úteis a nós mesmos e às pessoas que nos cercam, que convivem conosco ou até que dependam de nós. Negligenciar na saúde, sem fazer exames preventivos, abusando dos alimentos e das bebidas, contraindo vícios que sabemos ser nocivos, não é sinal de inteligência e de amor próprio. Muito pelo contrário, tudo indica que a pessoa não se ama, não se preza ou ignora o valor da saúde. Talvez pense que será robusta para sempre. É preciso cair na real.

Na folhinha do dia 18/12/2023, sem menção de autor, colhemos curiosidades que se referem a alimentos. O pêssego, que veio da China, tem o simbolismo de longevidade. Existem relatos sobre o pêssego desde 3.000 anos a.C. A fruta pode fazer com que vivamos uma longa vida. É uma ideia que vem da China.

O sorvete também foi inventado na China. Há mais de 3.000 anos era feito com leite, pasta de arroz e neve. Pelo que já li, o sorvete feito de leite e pasta de arroz era congelado na neve. Fez fama e se espalhou pelo mundo. Era privilégio dos nobres, pois o leite era um produto caro. Hoje, continua um alimento saboroso e popular.

A pera, por ser uma fruta bem doce e saborosa, recebeu do poeta grego Homero a qualificação de “presente dos deuses”.
Aqui no nosso Brasil, o hábito nas refeições é iniciar pelas saladas. São feitas de verduras e legumes. Já na Europa, lá na França e Itália, o costume é saborear as saladas após digerir o prato principal, o prato quente, como costumamos dizer. Enfim, cada povo com seus hábitos e costumes.

Uma família importante de alimentos é a dos morangos. Eles são considerados como integrantes das famílias das rosas, das maçãs, damascos, pera e amoras.

O melão, que é parente da melancia, do pepino e do kiwi, é composto por 80% de água.
Somos resultado daquilo que comemos e bebemos, portanto, ter uma boa orientação nutricional por parte de profissionais competentes é um bom caminho para uma vida saudável. Vida saudável e longa, com saúde, é o que todos nós queremos.

LUIZ GUILHERME WINTHER DE CASTRO, professor de oratória e de técnica vocal para fala e canto em Carmo do Rio Claro/MG, ex-professor do ensino comercial com reg. no MEC, formado no curso normal superior pela Unipac. E-mail: luizguilhermewintherdecastro@hotmail.com