DÉCIO MARTINS CANÇADO
Receitas de vida
Viver de forma coerente parece estar ficando cada vez mais complicado, em face de tantos apelos da vida moderna, de tantas exigências que o mundo atual nos faz, até mesmo, sem que tomemos consciência do que está acontecendo. Em decorrência disso, é importante observar o padrão de pensamento de que dispomos, para justificar certos comportamentos em nosso dia a dia.
A maioria das pessoas gosta de estar sempre com a razão e passa grande parte da vida querendo provar que sua atitude é a correta.
Às vezes, as pessoas lamentam o fato de seus problemas persistirem pela vida afora, e, apesar de já saberem o motivo da existência deles, e até como resolvê-los, permitem que eles se repitam.
Está comprovado que a grande dificuldade do ser humano é aceitar suas mudanças internas, ou seja, reconhecer que o grande segredo para alcançar a tal felicidade encontra-se dentro de si, e não fora. Perceber que tudo o que acontece em nossas vidas nasce ‘dentro’ da gente, e entender ‘por que’ geramos certos comportamentos ao longo de nossa história são desafios que, certamente, fazem-nos crescer e permitem vivenciarmos a paz interior que tanto buscamos.
Reconhecer-nos como vencedores, talvez simplifique alguns dos nossos problemas, uma vez que temos a chave para alterar nosso comportamento e, principalmente, para saber contemplar e entender o que os outros dizem; o que, muitas vezes, acaba revelando o que realmente somos.
Vencedor é o que muda a si mesmo, sem querer modificar o comportamento do próximo. É aquele que vive a alegria agora, sem ficar esperando o futuro; que procura realizar o seu sonho, sem se incomodar com os sonhos dos outros.
Não é tão simples como, às vezes, possa parecer, mas também não é tão difícil que não possa ser tentado. Deixamos para vocês duas receitas: uma para o sofrimento e outra para felicidade. Acredito que, com esforço e persistência, sua vida poderá ser melhor já que, normalmente, todos nós repetimos, quase sempre, os mesmos erros; às vezes, sem percebermos.
A receita do sofrimento, para quem quiser tornar amarga sua passagem pelo mundo, consiste nas seguintes atitudes:
1) Invente problemas: Encha seu cotidiano de complicações reais, ou imaginárias, e procure dar muita importância aos insucessos. Se os seus próprios problemas já não forem suficientes, assuma os dos outros como se fossem seus.
2) Tenha sempre razão: Não tente compreender o ponto de vista dos outros. Evite ampliar sua visão de mundo e mantenha-se o dono da verdade. Essa atitude afastará seus amigos e colegas, e seus familiares irão achá-lo um chato.
3) Só pense no futuro: Despreze o presente e jogue sempre seus objetivos para frente, para longe de você. Cultive o pessimismo, veja sempre ‘a metade vazia’ do copo. Acredite que as coisas vão dar errado. Assim, você desistirá facilmente de seus objetivos e se sentirá um fracassado por antecipação.
4) Seja seu próprio carrasco: Nunca perdoe suas próprias falhas e limitações. Escolha um erro que você cometeu no passado e lembre-se dele o tempo todo. Nunca ache tempo livre para fazer as coisas de que gosta.
5) Desvalorize-se: Jogue sua autoestima no chão. Desdenhe de suas conquistas e duvide de qualquer elogio que façam a você. Tudo o que você faz bem, não é nada mais do que sua obrigação. Só dê ouvido às críticas. De tanto dizer a si mesmo que é um incompetente, você acabará se tornando em um.
Mas se, ao contrário, você deseja ter uma vida saudável, equilibrada e tranquila, então, você deverá ter atitudes que só podem lhe fazer bem. Não custa experimentar. Basta seguir a Receita da Felicidade, que é a seguinte: 1) Comemore cada vitória: Quando você estiver empenhado na busca de algum objetivo, alegre-se com cada avanço parcial, em vez de adiar a sua satisfação até a vitória definitiva. 2) Conheça-se a si mesmo: Avalie corretamente suas possibilidades e suas limitações.
Defina com a maior clareza possível os seus valores pessoais, ou seja, o que é realmente importante para você e o que não é. 3) Aceite as emoções negativas: Tenha consciência dos seus sentimentos. É normal ter angústia ou tristeza de vez em quando. O importante é aprender a lidar com essas situações e buscar novos meios de se sentir bem. 4) Aproveite cada dia: Quantas vezes você já ouviu alguém dizer que “era feliz e não sabia”? Trate, então, de perceber o valor dos pequenos prazeres do cotidiano. 5)
Relacione-se: O amor, a amizade e o relacionamento familiar são importantíssimos. Se você não tiver um parceiro ou uma parceira, procure, mesmo assim, conviver intensamente com os demais. Você pode até querer ficar sozinho de vez em quando, mas, não se isole, nunca.
Agora só depende de você. Boa Sorte!!!