LUIZ GUILHERME WINTHER DE CASTRO
A escrita
Num recorte da revista Ana Maria, data não mencionada, a leitora Severina M. da Silva, de Recife, PE, enviou o seguinte pensamento: “Quem não sabe respeitar os seus semelhantes não sabe ter respeito por si mesmo.” A leitora Ana Paula Nabor, de Salvador, BA, enviou o poema: “Amar é… – Palavra sagrada, pureza que vem do coração, vai nascendo de um nada, mas de tudo é a razão. / É um sentimento profundo, grandioso e sem igual, separa tudo no mundo, até mesmo o Bem e o Mal. / Amar é saber perdoar, padecer, sorrir e também chorar. / Amar é a razão de viver o amor de uma forma mágica que conduz a humanidade a ter esperança e encontrar felicidade.” A leitora Regina Ferreira, de São Paulo, SP, enviou o seguinte poema: “Ler e Lembrar – Nunca esqueça que / Para toda noite há um dia / Todo tema, uma poesia / Todo caminho, uma porta / Toda ida, uma volta / Todo abandono, um abrigo / Toda partida, um regresso / Todo erro, uma chance / Todo morrer, um nascer / Todo passageiro, um trem / Todo limite, um além” – Acreditamos que sejam as autoras!
De uma revista da Editora Abril, do site www.educar para crescer.com.br, colhemos os conselhos sobre a importância de escrever. Com redação nossa, diz o texto que a escrita é importante na socialização e traz benefícios tanto para pais como filhos.
01 – Ajuda na alfabetização das pessoas. Pais que escrevem e também orientam os filhos para a escrita faz com que eles mais cedo entendam a função do ato de escrever. Escrever tem uma função social e influencia na compreensão da leitura também. Tal hábito colabora na alfabetização da criança.
02 – Promove a inclusão, pois quando alguém aprende e consegue escrever com clareza, objetividade, simplicidade, sem ser prolixo, essa pessoa consegue conquistar lugar na comunidade ou mesmo no mundo. O mundo se move pela comunicação e a escrita é o seu principal meio. Até um quadro de pintura artística, para ser analisado, para ser explicado, precisará da escrita. Todas as artes e meios de comunicação se utilizam da escrita.
03 – A escrita melhora a comunicação da pessoa. Quem escreve bem, aprenderá a falar bem. A comunicação verbal tende a melhorar. O hábito de escrever bem vem da pessoa pensar antes de colocar no papel. Ela elabora frases corretas e ao falar, ela também pensará antes de se exprimir. As suas frases orais sairão corretamente, sem dúvida.
04 – Através da escrita uma pessoa pode registar a sua própria vida, a sua história. Ela pode ter um livro diário, uma agenda, escrever legendas, textos, pensamentos, cartas e anotações diversas. Através de seu livro diário, pode até criar um romance ou mesmo sua autobiografia. O mundo da escrita é como o mundo dos números, é infinito.
O INAF (indicador de Analfabetismo Funcional) de 2009 diz que só 25% da população brasileira era plenamente alfabetizada.
O mesmo texto indica como melhorar a escrita.
01 – Escrever bilhetes, e-mails e cartas. Acrescentamos: receitas culinárias e outras, pensamentos, contar casos engraçados ou não, histórias e até inventar histórias infantis. Os assuntos são intermináveis.
02 – Ler bastante: jornais, revistas, livros e tudo que interessar. Mesmo que não seja tão interessante no momento um texto, um artigo, no futuro ele poderá ser necessário.
03 – Palavras cruzadas, forca, caça palavras são jogos que ajudam a aprender e fixar a grafia correta das palavras.
04 – Ter um dicionário à disposição para entender o significado das palavras ainda desconhecidas é essencial. Assim, a pessoa consegue ampliar o número de palavras em seu repertório e também melhorar a qualidade de seus textos.
05 – Copiar poesias, textos diversos, letras de músicas (desde que não contenham erros) e tudo o mais que for possível, são exercícios práticos que levarão a pessoa a melhorar cada vez mais o seu desempenho.
Enfim, só teoria de nada vale sem a prática. Valerá muito pouco conhecer gramática ou até mesmo regras e dicas de redação, se não houver a verdadeira prática. É escrevendo que se aprende a escrever. O ideal seria que outras pessoas de confiança e maior conhecimento pudessem ler o que a pessoa escreve.
Dariam sugestões, fariam correções e indicariam bons caminhos para o aprendizado. É o que se faz nas escolas, com as aulas de redação. Só que, um professor apenas não dá conta de corrigir tantos alunos. Todavia, já vale o esforço dos mestres e alunos. Sempre haverá proveitos. Alguns frutos resultarão do esforço, sem dúvida alguma!
LUIZ GUILHERME WINTHER DE CASTRO, professor de oratória e de técnica vocal para fala e canto em Carmo do Rio Claro/MG, ex-professor do ensino comercial com reg. no MEC, formado no curso normal superior pela Unipac. E-mail: lgwintherdecastro@gmail.com