Dia a dia

Dia a Dia

20 de outubro de 2023

PAULO ROBERTO CORÓ FERREIRA

Norzinho, a ponte de safena….

… o coração e o gato
O Norzinho foi uma das pessoas mais engraçadas que o Carmo já conheceu. Sempre alegre e bem humorado, gostava de contar histórias sobre seus conterrâneos. Sempre exagerava e “floreava” as mesmas para torná-las mais interessantes e engraçadas.

Uma dessas histórias que ele gostava de contar era a de sua cirurgia de ponte de safena. Foi na época em que ele teve um infarto. Segundo ele, durante a cirurgia, acordou e estava consciente e ouvindo e vendo tudo o que acontecia. Disse que a equipe médica resolveu sair para tomar um café e que ele ficou sozinho na sala de cirurgia. Assustou-se um pouco quando constatou que ao seu lado, em cima de uma mesa, estava o seu coração. Acalmou-se quando viu que o coração batia e pensou:

– Menos mal, daqui a pouco eles voltam e o colocam no lugar e pronto.
Como os médicos estavam demorando a voltar, pensou consigo:
– Bonito, eu aqui sem coração e esses médicos folgados tomando cafezinho.

Mas achou que o melhor era aguardar tranquilamente a volta da equipe médica. Só que nesse momento aparece um gato na porta da sala de cirurgia. O gato olhou para o coração, passou a língua pelos lábios – como os gatos sempre fazem quando veem algo apetitoso – e olhou para o Norzinho com um olhar de dúvida.

Norzinho imediatamente entendeu que o gato estava pensando em almoçar o seu coração e tentava se mexer, fazer alguma coisa para espantar o gato, mas só conseguia mexer os olhos. Começou a suar frio e imaginar que aquele certamente seria o seu fim.

O gato começou a caminhar em direção ao coração e o Norzinho piscando os olhos forte e sucessivamente com o infrutífero objetivo de tirar aquele gato dali. Quando estava quase desmaiando de tanto esforço e preocupação, a equipe médica voltou e o gato desapareceu. Apesar do alívio, Norzinho desmaiou.
Acordou novamente já com o coração no lugar e trabalhando como um relógio suiço, como os muitos que ele vendeu.

PAULO ROBERTO CORÓ FERREIRA é carmelitano, pós-graduado em Ciência da Computação pela UFMG. É autor do livro “Viagem pela Alma Carmelitana”, lançado em 2021, com as histórias de sua terra.