Dia a dia

Dia a Dia

10 de outubro de 2023

DÉCIO MARTINS CANÇADO

Reflexões

Muitas pessoas agem por impulso, sem refletirem a respeito do que devem falar e a forma de se expressarem, do que devem fazer, quando e como; em consequência, acabam por magoar os outros, criando situações de constrangimento para, em seguida, arrependerem-se de ter feito o que fizeram. Se soubessem praticar a reflexão, como hábito de vida, poderiam, com certeza, evitar inúmeras oportunidades de sofrimento, para si, e para os que com elas convivem.

Reflexão é sinônimo de cautela, discernimento, juízo, meditação, prudência e sensatez. Reflexão crítica, por seu turno, é uma tomada de consciência; examinar ou analisar fundamentos e razões de alguma coisa. Refletir criticamente é a atitude de investigar e, para isso, é necessário conhecer aquilo que é investigado, sem nenhum tipo de preconceito e pré-conceito.

Em tempos de constantes mensagens pela internet, quando todos querem, com avidez, compartilhar tudo o que recebem, sem analisar o conteúdo e suas consequências, é bom que pratiquemos com maior assiduidade o ato de refletir.
Há milênios, Buda já alertava seus seguidores: “Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos.

Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e benefício de todos, aceite-o e viva-o”.

Valdeci Nogueira escreve: “Sob todos os aspectos a vida é uma reflexão, que nos leva a pensar e analisar os caminhos que temos que percorrer, quando nossas necessidades gritam dentro de nós, esperando uma resposta, procurando uma saída, desejando uma decisão.

Por todos os lados, existem diversos tipos de armadilhas, esperando que os incautos sejam pegos desprevenidos e sofram todo tipo de consequências. A diversidade de acontecimentos e a multiplicidade de escolhas, ao invés de ajudarem, muitas vezes, jogam o homem para dentro de outro conflito: a dúvida e a incerteza da escolha pela melhor decisão.

Refletir sobre os fatos, analisar o que está acontecendo, não se deixar levar pelos impulsos, conter as emoções e os sentimentos imediatos, são situações que demandam esforço e energia vital para qualquer pessoa. Talvez por causa deste momento extremamente desgastante, muitas pessoas tomam a primeira decisão que aparentemente parece ser a mais acertada: nesse caso, a decepção é um acontecimento comum, porque sem refletir, a opção escolhida poderá não ser a melhor!

Se você não fizer a escolha certa, poderá adotar uma medida que não satisfaça as suas reais necessidades, e quando uma necessidade não é plenamente suprida, sempre irá requerer que mais força e energia de vida sejam empregadas na busca pela solução acertada.

Ainda que você tenha certeza de que precisa tomar uma decisão urgente, ao menos por um momento, é preciso dar tranquilidade à mente e ao coração para decidir-se pela melhor saída. Você precisa compreender que toda decisão, escolha e definição são uma espécie de conflito, de pensamentos diversificados e sentimentos contraditórios, que se chocam e se contradizem rápida e fortemente, mas tão passageiros quanto é a sua manifestação. Definir de maneira clara e reter o melhor sentimento nem sempre é uma escolha tão fácil, porque existe sempre uma outra possibilidade. Então, encurtar o caminho é a solução?

Você é capaz de enxergar muito longe, perceber tudo o que o coração é capaz de suportar, os seus pensamentos levam seu espírito a lugares que jamais seu corpo poderá percorrer e fará com que seus pensamentos entrem num estado de devaneio pelas inúmeras ideias e sensações que percorrerão seu ser até as profundezas da alma, mas isso não é a solução, é apenas um caminho que aponta para uma direção. Se você não decidir de que forma fazer e como fazer, poderá ser ‘aprisionado’ em uma armadilha sem saída. Todo caminho está traçado em você mesmo”!