LUIZ GUILHERME WINTHER DE CASTRO
Motivos para ler sempre – Parte 1
De uma página da revista Ana Maria, com data de 01/05/2009, no verso da página 32, do site www.educarparacrescer.com.br, da Editora Abril, colhemos a seguinte frase: “O brasil só melhora com Educação de qualidade. E você tem tudo a ver com isso.” Há uma fotografia da atriz e apresentadora Regina Casé informando que ela lê sempre, ou seja, é uma leitora assídua. O texto da revista tem como título: “15 Motivos Para Ler Sempre”.
Qualquer pessoa, principalmente da área escolar, sabe da importância da leitura na vida das pessoas, principalmente dos estudantes, desde os primeiros anos escolares até chegar na formação completa do ensino médio e superior. Mesmo após, a leitura continua sendo necessária para as pessoas, seja em razão da profissão exercida, pois mudanças e progressos acontecem em todas as áreas e também, como meio de ampliar conhecimentos gerais e ainda, como entretenimento.
Um simples romance, além de entretenimento, pode trazer conhecimentos. Concluímos, então, que a leitura, de bons textos em jornais, revistas, livros, folhetos de propagandas, de alertas, almanaques, folhinhas de calendários podem nos trazer algum conhecimento a mais. Com a nossa interpretação, relacionamos os 15 motivos oferecidos pela revista.
01) Soltar sua imaginação. – Sempre que estamos lendo alguma frase constante em um texto, seja um conselho, um provérbio, uma pequena história, procuramos imaginar o que a frase está querendo nos dizer, nos ensinar. É aí que a nossa imaginação alça voos, procuramos explicações, respostas, enfim, tentamos chegar em algum lugar com nossos pensamentos, tentamos criar mais perguntas, conseguir mais respostas e ter uma conclusão para o assunto.
Não fosse a imaginação humana não haveria tantas histórias, romances, filmes, musicais, novelas, peças teatrais, etc. Uma frase apenas, um pequeno provérbio, pode gerar um livro inteiro, dependerá da capacidade de quem o faz.
02) Estimular sua criatividade. – Como dissemos acima, a imaginação voa, pode ir muito longe, atravessar limites, divisas, fronteiras, ir ao espaço. Assim, a nossa imaginação estará incentivando, estimulando a nossa criatividade. É imaginando que conseguimos criar situações, casos, histórias. Podemos até nos surpreender com a nossa capacidade criativa. É claro que tal criatividade precisa de espaços, de certos limites, tem de ser algo aproveitável, mesmo em questão de ficção, precisa ter uma certa lógica.
Quantos escritores do passado criaram ficções que no futuro, se ternaram realidade. É só consultar a literatura e a história. O homem sempre procurou inventar, criar, desvendar o que para ele, naquele momento, não tinha explicações. Continuará sendo sempre assim. A criatividade humana não pode parar. Mesmo que seja apenas uma relativa parcela da humanidade ocupada ou preocupada em criar, descobrir, achar, encontrar caminhos, é ela que estará levando o mundo para um futuro melhor, em direção ao progresso, em todos os sentidos e áreas.
03) Aumentar seu vocabulário. – É muito comum encontrarmos palavras que não conhecemos, nos textos lidos por nós.. Afinal, a quantidade de palavras existentes no idioma português é enorme. Para nos ajudar, existem os dicionários, feitos por verdadeiros mestres do idioma. Neles, encontramos as explicações, o que significa cada palavra procurada, qual o sentido da palavra, o que ela quer dizer, o que significa.
Portanto, ter um dicionário sempre por perto é essencial. Hoje, com as facilidades da internet, achamos as palavras no computador. É preciso deixar um pouco de comodismo de lado, não postergar e procurar na hora, para que não se perca o que aquela palavra está explicando. Assim, estaremos sempre aumentando o nosso vocabulário. Quantas pessoas descobrem o sentido de uma palavra, até então desconhecida, gostam dela e a incorporam no seu vocabulário. É só saber usar, é claro!
04) Facilitar a escrita. – Quanto mais lemos, conseguimos, também, melhorar a nossa escrita. É preciso que saibamos ler bons autores, sejam eles de jornais, revistas, livros, etc. Mesmo errando uma ou outra vez, nossa capacidade de escrever melhora dia a dia, desde que passemos a escrever constantemente. Conhecer gramática e regras ou normas de redação, também ajuda, é claro!
LUIZ GUILHERME WINTHER DE CASTRO, professor de oratória e de técnica vocal para fala e canto em Carmo do Rio Claro/MG, ex-professor do ensino comercial com reg. no MEC, formado no curso normal superior pela Unipac. E-mail: lgwintherdecastro@gmail.com