Dia a dia

Dia a Dia

11 de julho de 2023

DÉCIO MARTINS CANÇADO

Não se meta

Hoje vamos refletir sobre um tema que envolve sempre a Família, e o faremos embasados no texto a seguir: “… No mundo conturbado em que vivemos, vejam que linda mensagem escrita por um sacerdote quando, aprofundando seus estudos teológicos sobre a família, seus valores, seus princípios, suas riquezas, seus conflitos, recordou-se de uma ocasião em que ouviu um jovem gritar para seu pai: ‘Não se meta na minha vida’!!

E o pai respondeu-lhe: Filho, um momento; não sou eu que me meto na sua vida, foi você que se meteu na minha! Faz muitos anos, graças a Deus, e pelo amor que sua mãe e eu sentimos, você chegou em nossas vidas, ocupando todo nosso tempo, ainda antes de nascer. A mamãe sentia-se mal, não conseguia comer, e se comia, vomitava e tinha que ficar de repouso. Eu tive que me dividir entre as tarefas do trabalho e as da casa para ajudá-la.

Os últimos meses, antes que você chegasse, ela não dormia e não me deixava dormir. Os gastos aumentaram incrivelmente, tanto que, grande parte do que eu ganhava era dedicado a você, para pagar um bom médico que atendesse a mamãe e a ajudasse a ter uma gravidez saudável; em medicamentos, na maternidade, em comprar todo o enxoval, além do berço e outros móveis. Ela não podia ver nada de bebê, que queria comprar. O importante é que você estivesse bem e tivesse o melhor possível.

‘Não se meta na minha vida’?! Ainda me lembro do primeiro dia de aula. Quando tive que telefonar para o trabalho e dizer que não podia ir, porque você, na porta do colégio, não queria soltar a minha mão e entrar, chorava e me pedia que não fosse embora. Tive que entrar na escola e pedir à professora que me deixasse ficar ao seu lado, algum tempo, na sala, para que você fosse se acostumando. Depois de algumas semanas, não só me pedia que fosse embora, como até se esquecia de se despedir, quando saía do carro correndo para se encontrar com os seus amiguinhos.

‘Não se meta na minha vida’?! Você foi crescendo e já não queria que o levássemos às festas em casa de seus amiguinhos, pedia-nos que parássemos numa rua antes de o deixarmos e que fôssemos buscá-lo numa rua depois, porque já era “cool”, “top”, não queria chegar cedo em casa, incomodava-se que lhe impuséssemos regras, não podíamos fazer comentários sobre os seus amigos, sem que se voltasse contra nós, como se você os conhecesse toda a sua vida e nós fôssemos uns perfeitos “desconhecidos”.

‘Não se meta na minha vida’?! Cada vez sei menos de você por você mesmo; sei mais pelo que ouço das outras pessoas. Já quase não quer falar comigo e diz que apenas sei reclamar, e tudo o que eu faço está mal, ou é razão para que ria de mim. Pergunto: como, com esses defeitos, pude dar a você o que até agora lhe dei? A mamãe passa a noite em claro e, consequentemente, eu também não durmo direito, ouvindo-a dizer que você ainda não chegou e que já é madrugada, que o seu celular está desligado, que já são três horas da manhã.

Até que, por fim, podemos dormir quando você acaba de chegar e o dia já está clareando.
‘Não se meta na minha vida’?! Já quase não nos falamos… Você não me fala das suas coisas e se aborrece em ter que falar conosco, com “velhos” que não entendem o mundo de hoje. Agora você só me procura quando tem que pagar algo ou necessita de dinheiro para a universidade, ou para sair, ou pior ainda, eu é que lhe procuro, quando tenho que chamar a sua atenção.

Mas estou seguro que diante destas palavras: “Não se meta na minha vida”, podemos responder juntos: Filho, eu não me meto na sua vida; você é que se meteu na minha e eu lhe asseguro que, desde o primeiro dia, até hoje, não me arrependo de que você tenha se metido nela e a tenha transformado para sempre! Enquanto eu for vivo, vou me meter, sim, na sua vida, assim como você se meteu na minha, para lhe ajudar, para formá-lo, para amá-lo e para fazer de você uma pessoa de bem!

Só os pais que sabem se meter na vida de seus filhos conseguem fazer deles, homens e mulheres que triunfam na vida e são capazes de amar!
Pais – Vocês devem se meter na vida dos seus filhos, sim! Vangloriem-se por deixarem que os seus filhos se metam nas suas vidas! E vocês, filhos: valorizem os seus pais. Eles não são perfeitos, mas amam vocês e tudo o que desejam é que sejam capazes de enfrentar a vida e triunfar como pessoas de bem”!