Cinema

Dezesseis filmes brasileiros disputam vaga no Oscar 2026

15 de agosto de 2025

Foto: Reprodução/Web

Mariana Peixoto

 

BELO HORIZONTE – A Academia Brasileira de Cinema anunciou ontem a lista de 16 produções que concorrem à indicação nacional para a categoria de melhor filme internacional no Oscar de 2026. Entre os destaques estão “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, e “O Filho de Mil Homens”, de Daniel Rezende.

Lançado em maio de 2025 no Festival de Cannes, “O Agente Secreto” conquistou os prêmios de melhor ator para Wagner Moura e melhor direção. Desde então, vem acumulando reconhecimentos em festivais internacionais. O elenco ainda conta com participação de uma jovem atriz mineira em sua estreia no cinema.

Produzido pela Netflix, “O Filho de Mil Homens” é inspirado no romance homônimo do escritor português Valter Hugo Mãe. A trama acompanha o pescador Crisóstomo, vivido por Rodrigo Santoro, em uma história sobre afetos, paternidade e pertencimento.

Outro forte concorrente é “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro, premiado com a segunda maior distinção do Festival de Berlim. O longa apresenta uma distopia na qual o Brasil envia idosos para colônias isoladas. A protagonista, prestes a ser exilada, inicia uma travessia pelos rios amazônicos.

Entre as cinebiografias, “Homem com H” retrata a vida de Ney Matogrosso, interpretado por Jesuíta Barbosa. A direção é de Esmir Filho e percorre desde os tempos do grupo Secos e Molhados até os dias atuais. Já “Milton Bituca Nascimento”, de Flavia Moraes, é um documentário que acompanha a turnê de despedida do cantor.

Também na disputa está “Baby”, de Marcelo Caetano, que estreou em Cannes em 2024. O drama, ambientado no centro de São Paulo, narra a relação intensa e conflituosa entre um ex-detento e um garoto de programa.

“A Melhor Mãe do Mundo”, de Anna Muylaert, reúne Shirley Cruz, Luedji Luna e Seu Jorge no elenco, enquanto “Vitória”, de Andrucha Waddington, traz Fernanda Montenegro no papel de uma mulher idosa que enfrenta um esquema de tráfico de drogas no Rio de Janeiro.

A lista completa inclui ainda: “A Praia do Fim do Mundo”, “Kasa Branca”, “Malu”, “Manas”, “Oeste Outra Vez”, “Os Enforcados”, “Retrato de um Certo Oriente” e “Um Lobo entre os Cisnes”.

O título escolhido para representar o Brasil no Oscar será anunciado em 15 de setembro. A produção vencedora seguirá para avaliação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela seleção oficial da premiação.