Destaques Política

Zema se reúne com professores nomeados na Uemg em Passos

9 de outubro de 2021

Zema participou de um café da manhã com os professores nomeados para a Uemg em Passos./ Foto: Divulgação.

PASSOS – O governador de Minas, Romeu Zema, participou, na manhã desta sexta-feira, 8, de um café da manhã com professores nomeados para a Universidade do Estado de Minas Gerasi (Uemg) em Passos. Na unidade, 23 docentes tomaram posse este ano e há um concurso em andamento, com 56 vagas para atender os cursos da área de Saúde.

“O que fizemos é o início, nosso governo vai continuar melhorando a educação, e a Uemg faz parte desse avanço. Já fizemos mudanças dentro das nossas possibilidades e vamos fazer mais. Acredito na Uemg, na Unimontes e na educação, pois sei que é isso que transforma vidas e pavimenta um caminho para um país melhor”, disse Zema durante o encontro.

A Uemg tem importante papel no desenvolvimento socioeconômico de Passos e região. Atualmente, a unidade oferece 27 cursos de graduação, incluindo Medicina. O governador também ressaltou a participação da universidade no processo de qualificação profissional.

Zema foi recepcionado pela reitora, professora Lavínia Rosa Rodrigues, pelo diretor da unidade, professor Hipólito Ferreira Paulino Neto, e por autoridades locais e regionais. O encontro foi aberto pelo diretor, que deu as boas-vindas ao governador, fez uma apresentação dos cursos ofertados na unidade e falou sobre o impacto positivo das atividades de ensino, pesquisa e extensão na comunidade local.

A reitora destacou a importância que tem o reconhecimento da atuação da universidade, demonstrado pelo governo, a partir do processo de consolidação do corpo docente, garantido por meio das nomeações e posses.

“Tivemos um reforço no nosso orçamento e, ao longo dos anos, vamos ver os resultados desses investimentos. Um deles já presenciamos agora, que é a ampliação da nossa assistência estudantil, que passou de R$ 2 milhões para R$ 20 milhões”, destacou.

O diretor da unidade de Passos, Hipólito Ferreira Paulino, agradeceu a presença do governador e a efetivação de novos professores.

“Docentes efetivos podem realizar atividades duradouras que impactarão de forma positiva toda a população de Passos e região. Isso transforma e melhora a qualidade de vida das famílias aqui no Sudoeste mineiro”, afirmou.

Já a reitora da Uemg, Lavínia Rosa Rodrigues, destacou o compromisso cumprido pelo Governo de Minas com a universidade.

“Ouvi muitas vezes aqui os pedidos de realização de concurso, O governo publicou os editais, todos os concursos foram feitos e os professores nomeados, dentro do número de vagas. Isso é realmente acreditar na universidade e na educação”, ressaltou.

Acordo

Parlamentares, representantes da Uemg da Unimontes, bem como das entidades sindicais de professores das duas universidades estiveram reunidos, na quinta-feira, 7, em audiência pública da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para debaterem o cumprimento dos termos do acordo de greve firmado entre o governo do Estado e as associações de docentes, em 2018.

O objetivo do encontro, que atendeu a requerimento da presidenta da Comissão, Deputada Beatriz Cerqueira, foi compartilhar publicamente o andamento das medidas e cobrar o atendimento de itens pendentes, como a concessão de todas as dedicações exclusivas acordadas na negociação e a incorporação das gratificações ao vencimento base dos docentes.

Da parte da gestão da Uemg, compareceram à audiência o vice-reitor Thiago Torres, representando a reitora Lavínia Rodrigues, e o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças Fernando Antônio Sette Jr. Dentre os requerimentos apontados ao final da reunião está o pedido de nova audiência pública, desta vez para debater o financiamento do ensino superior no estado.