Agronegócio Destaques

Viveiro de Fortaleza de Minas distribui 703 mil mudas de café para produtores

Por Adriana Dias / Redação

15 de julho de 2021

Foto: Divulgação

FORTALEZA DE MINAS – A Administração Municipal de Fortaleza de Minas idealizou o projeto ‘Plantando o Presente para Colher o Futuro’ e construiu o Viveiro Municipal para o cultivo de mudas de café, empregando também munícipes para a estruturação e cultivo das mudas.

O viveiro é registrado no Registro Nacional de Produtores de Sementes e Mudas (Renasem) e as mudas passam por controle de pragas para serem liberadas aos produtores.

Ao longo desses três anos de cultivo foram distribuídas 703.666 mil mudas de café e este ano mais 200 mil mudas estão sendo preparadas e se encontram em fase de germinação”, informou o chefe de Serviços da prefeitura, Edivaldo José da Silva.

O prefeito Adenilson Queiroz salientou estar muito satisfeito, pois o intuito deste viveiro é ajudar os produtores do município, fomentar a agricultura familiar, gerar empregos, e resgatar as raízes econômicas da cidade.

Com este intuito de incentivar iremos realizar o 1° Concurso Municipal de Qualidade de Café do Município de Fortaleza de Minas, para o concurso iremos coletar as amostras do café e encaminhar para análise e qualificação da bebida, premiaremos as 5 melhores amostras”, prometeu o chefe do Executivo.

A maior parte das mudas é do tipo Catiguá MG2, que totaliza 617.333 unidades. Outras 7.760 são do tipo MGH419-1; outras 29.580 são Catuaí IAC99 e 49.093 são Catuaí IAC62.