Destaques Esporte

Varginha pode sediar finais do Campeonato Mineiro

24 de junho de 2020

Estádio Municipal de Varginha, o Melão, onde as partidas do Mineiro serão realizadas caso a cidade seja escolhida como sede. / Foto: Divulgação

VARGINHA – Varginha, MG, concorre para ser a cidade sede para o retorno do Campeonato Mineiro, que tem a retomada planejada para o dia 26 de julho. A informação foi confirmada pelo presidente da Federação Mineira de Futebol (MG), Adriano Aro, em entrevista ontem.

De acordo com ele, a secretaria de Saúde de Varginha se mostrou favorável ao recebimento das duas últimas rodadas e da fase final do torneio. O presidente salientou que Belo Horizonte e outras três cidades – as quais ele não revelou – também mantêm conversas com a federação, mostrando interesse em serem sede da competição.

Tenho mantido conversas com a Secretaria Municipal de Saúde de Varginha, que se mostrou muito favorável ao recebimento desse cenário de continuidade do Mineiro em sede única. Varginha é uma das hipóteses em que trabalhamos. Mas tudo isso será definido pela Federação em conjunto com os clubes em uma reunião prévia que será marcada antes do retorno do campeonato” revelou o presidente da FMF.

Adriano Aro explicou que a ideia de sede única é minimizar o deslocamento dos clubes com viagem, evitando desta forma possibilidades de contagio pelo novo coronavírus. Varginha está localizada no Sul de MG, região que possui menos de 10% dos casos de Covid-19 do Estado, e o presidente da federação destacou que a escolha da sede levará em conta a situação do vírus.

“Hoje trabalhamos com todas as opções que temos na mesa. A questão do contágio será um fator muito relevante. E, por isso, a nossa ideia é selecionar três cidades. A hipótese A, B e C, porque se chegarmos muito próximos da data de retorno e escolha número um não estiver em condições, passaríamos sucessivamente às demais cidades que foram selecionadas” disse.

Sobre o retorno do campeonato, que depende de aval do Centro de Operações de Emergência em Saúde de Minas Gerais (COES-MG) para ser definido, o presidente Adriano Aro garantiu que definirá junto com os clubes a data para o retorno e a cidade sede para o restante do torneio.

Uma vez tendo o cenário positivo por parte de Estado e municípios, [a ideia da Federação é] reunir todos os clubes e conjuntamente fixar a data e as condições de retorno, escolhendo, inclusive, essas três cidades em que nós poderíamos mandar essa fase final do campeonato mineiro” falou.

Adriano Aro garantiu ainda que, além das duas últimas rodadas e da fase final do torneio, o Troféu Inconfidência está mantido. O torneio será disputado pelos clubes que se classificarem entre a 5ª e a 8ª colocação, sendo que o campeão disputará a Recopa com o vencedor do Mineiro.

A ideia de Varginha como sede surgiu na semana passada, com o diretor do Boa Esporte, Rildo Moraes. Em entrevista ele destacou que a cidade possui condições de receber a competição.
Ele destacou que esta possibilidade deveria ser pleiteada pela Prefeitura de Varginha, o que, de acordo com o presidente da FMF, Adriano Aro, está sendo realizado por meio das conversas entre a Secretaria Municipal de Saúde e a entidade que comanda o futebol em Minas Gerais.