Destaques Quinta Coluna

Vai tarde

Por Cesar Tadeu

20 de novembro de 2020

Tudo bem: ainda faltam 41 dias para 2020 sair de cena e, pelo jeito, sem fazer muita justiça àquele verso da musiquinha “quem parte leva a saudade de alguém…”

Pelo sim, pelo não, pelo talvez, lexicógrafos ingleses a serviço do grupo que publica o dicionário de inglês Collins, elegeram, agora mesmo a palavra “Confinamento” como sendo “a palavra do ano de 2020”.

Na verdade, “Lockdown” – que é a tradução inglesa para “Confinamento”, a medida restritiva adotada por vários governos ao redor do mundo para limitar a disseminação do novo coronavírus.

***

“Lockdown” (ou confinamento) aparece em uma lista de dez palavras estabelecida pelos lexicógrafos do Collins – várias delas relacionadas à pandemia. Que registrou ainda mais de 250 mil usos do termo em 2020, contra apenas e merrecas 4 mil no ano de 2019.

Para os técnicos de conteúdo linguístico do dicionário de inglês Collins, a língua reflete o mundo ao nosso redor e 2020 foi dominado pela pandemia global. E “confinamento” como a palavra do ano 2020 resume uma experiência compartilhada por bilhões de pessoas que tiveram que restringir seu cotidiano para deter o o novo coronavirus.

***

A lista dos lexicógrafos do Collins inclui também outras palavrinhas associadas à Covid-19, como “pandemia”, o óbvio “coronavirus”, ou distanciamento social (“social distancing), isolamento social (self-isolate), trabalhador essencial (key worker) e até mesmo a onipresente “live” (do inglês “live”).

***

A propósito, incautos, lexicógrafo, substantivo masculino no caso, é aquele que pratica a lexicografia; um dicionarista. Alexicografia, por sua vez, é a área de estudos de quem se dedica a organização do repertório lexical existente em uma língua, sendo então a responsável pela produção de dicionários, vocabulários e glossários. E, eventualmente, a escolher a “Palavra do Ano”.

***

Quem vem lá?

Com concentração marcada para ás 9h de amanhã, em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Casarão, o recém eleito prefeito de Passos, Diego Oliveira, é o destaque principal do carro abre-alas da “Carreata da Vitória”.
Em desfile pelas principais ruas e avenidas da Ardeia.

Carreata tipo “solidária”, contribuintes: a proposta do próximo prefeito de Passos é “comemorar e ajudar quem precisa”, com a doação de 1 quilo de alimento não perecível para quem se interessar em engrossar este desfile.

***

Ah, sim: para tempos politicamente mais corretos, observadores e patas amigas de plantão lembram que solidariedade se presta também aos animais.

De modos que, fogos de artifício que eventualmente venham a ser disparados durante a Carreata Solidária da Vitória e provocando um stress do cão nos melhores amigos dos humanos, deveriam ser convertidos em doações de não perecíveis. Só o buzinaço já garante a festa, bugrada!

***

Data venia, Diego Oliveira(PSL) foi eleito 27º prefeito municipal de Passos no dia 15 de Novembro passado, quando recebeu 13.416 votos (27,06% dos 49.571 votos válidos para prefeito apurados em 225 seções da cidade).
No total, foram 57.676 votos para prefeito, 85,95% deles, válidos. Votos em branco somaram 3.638 (ou 6,31%); votos nulos, 4.467 (ou 7,74%). 21.753 eleitores (ou 27,39% do eleitorado) se abstiveram de votar nas eleições municipais do domingo passado. Num colégio eleitoral que soma 79.429 eleitores…

***

…Ou 69,39% da população do município de Passos que, segundo estimativas do IBGE/2017 é de 114.458 habitantes – a 26ª mais populosa do Estado…

***

…Novesfora, Diego Oliveira foi eleito prefeito por 11,72% do povo de Passos. Para administrar a cidade e o município de 100% deste povo, no período 2021/2024.


OURO PARA PASSOS É TER A APAE”, frase de autoria de Adriana Dias (@adrianadias643) é também a frase vencedora do “Concurso de Slogans 50 anos APAE Passos”. O prêmio – uma bandeja de madeira, revestida de azulejos, feito pelos nossos usuários da APAE -, será entregue hoje ás 15h30, na sede da instituição.

A bacharel em Design Gráfico, especialista e licenciada em Artes Visuais, professora no IFSuldeminas-Passos, Flávia Cristiane Lima Marques; Miquelina Maria de Jesus Cavalheiro, pós-graduada em Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar, e em Moda pela histórica FESP – a Fundação de Ensino Superior de Passos; mais a contabilista, empresária e presidente da APAE Passos, Suderli Nicolau de Barros Maia, formaram a santíssima trindade da Comissão Julgadora do Concurso de Slogans 50 anos Apae Passos, avaliando Criatividade, Originalidade e Adequação ao tema.

Quadra nova à vista! Enfim, a Escola Estadual São José, ali no alto da Rua Buenos Aires/Coimbras, terá de volta a sua quadra, dessa vez coberta, com arquibancadas, vestiários e uma estrutura metálica que suporte as chuvas e vendavais mais fortes. A obra, viabilizada com os esforços do estadual Cassio Soares, foram iniciadas anteontem, para serem concluídas em cerca de cinco meses. Soares atribui a conquista como uma vitória da comunidade escolar; dos mais de 1.500 alunos da escola; dos funcionários, professores e direção e, não menos, da comunidade passense.
O amadeiramentro traduzido em sofisticação. Madeiras entalhadas com personalidade, para ambientes únicos. É a Coleção Luthier da Cerâmica Portinari, em peças no formato 20cm x 120cm (Luthier BE NAT, retificado) ou Luthier Line MIX NAT, no formato 30cm x 120cm, retificado…

…A Coleção Luthier da Cerâmica Portinari é uma exclusividade da Ponto Bello Acabamentos. Além das coleções de pisos e revestimentos da Castelatto, dos produtos em madeira natural da Triângulo, revestimentos nacionais e importados, em condições especiais de pagamentos. Só na Ponto Bello, na Lavras, esquina com Dr. Manoel Patti.
A produção musical mineira para violão hoje em dia se apresenta de maneira diversa, explorando formas de linguagens e abordagens instrumentais diferentes, assim como a inserção do violão na música de câmara e sinfônica. Mas nem sempre foi assim…

…Entre um roteiro de fé e outro, o violonista passense Celso Faria foi o entrevistado do programa “Harmonia”, na telinha da Rede Minas. Na entrevista Celso contou um pouco dessa história e ainda falou da importância da participação de compositores mineiros para o violão, abordando o “Violão Mineiro: aspectos históricos, estilísticos e tendências”.. O programa que foi ao ar no domingo passado e reprisado anteontem, na Rede Minas, está disponível no YouTube.

Numa produção e realização da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Passos, celebrando o 20 de novembro – o Dia da Consciência Negra -, hoje tem “AFRO 2020” abrindo mentes e desenvolvendo potenciais. A partir das 19h30, com transmissão pela web TV Passos; no https://youtu.be/MWiE5__3nEo ou no https://www.facebook. com/events/882880189121898/

No campus Passos do IFSuldeminassó mais hoje para fazer as inscrições para o “3ºFestival Estudantil de Interpretação de MPB IFSuldeminas – Edição Especial”on-line. Para estudantes de todas as escolas de Ensino Fundamental e Médio das redes pública e privada deste Sul das Geraes, inclusive na modalidade EJA. Mais sobre como participar do “3ºFestival Estudantil de Interpretação de MPB” pelo https://portal.pas. ifsuldeminas.edu.br/noticias/2005-festival-de-mpb-2

VerãoSangue Azul #sangue azul #verão #dudalina #richards #beagle #vrcollezioni #dtajeans #sergio’s #highstil #sangueazulhomem #avenidadamoda

“Mulherando” não é um evento Gospel. É um evento Cristão, interdenominacional.Não se fala em religião, cada mulher tem a sua e isso é respeitado. Apregoa-se a unidade de todas em Cristo, em prol da felicidade de todas. O “Mulherando” é um ajuntamento anual de mulheres que decidem parar tudo o que estão fazendo, para viverem um tempo com Deus e com outras mulheres, em um momento de partilha e reflexão de fatos do cotidiano que acontecem no universo feminino…

Este ano em função da pandemia, o “Mulherando” será on line, terá a participação de um casal de Passos contando um milagre que os tornaram pais de gêmeos, sonho considerado impossível de se tornar realidade pela medicina. A live “Mulherando” vai acontecer amanhã, das 16h às 18h. Imperdível para mulheres vencedoras. pelo canal do YouTube Vidaemfamíliamulherando. No Instagram – @mulherando e no Facebook – mulherandooficial

Antes, ao vivo e a cores, hoje tem “Durex”, a partir das 21h, no Arena Deck.

Acupuntura para reequilibrar o corpo e a mente, nesses tempos de stress por conta de quarentena. Acupuntura como tratamento, massagem como relaxamento, com atendimento a domicílio e com todos os procedimentos de segurança no atendimento nestes dias de Covid-19. Pela fisioterapeuta e acupunturista Mayna Elias. Agen-damentos pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.

Mais um clássico em cartaz na tela da “Sessão Pipoca & Bala Pipper”. Carmen Miranda é o destaque de “Entre a Loura e a Morena”, muma comédia/musical/romance produzida em1943. Um rapazinho rico e arrogante é um sargento prestes a embarcar para o Pacífico. Em sua festa de despedida, ele se encanta por uma cantora (Alice Faye), a moça loura, que não se importa com dinheiro ou status…

…O sargento se apresenta com outro nome e os dois se apaixonam na mesma noite, apesar de ele estar noivo, com casamento marcado. Anos depois, ao retornar da guerra, durante um show em sua homenagem ele reencontra a cantora, que agora sabe quem é o sargento. A loura vai disputar o rapaz com a noiva e com Dorita (Carmen Miranda), outra cantora que vai usar seu charme para tentar conquistar o rapaz, No Cineclube “Pipoca & Bala Pipper”, apresentado todas as terças-feiras, ás 20h, no Anfiteatro da Casa da Cultura, com entrada franca.


Marcia silva – só para lembrar que amanhã tem edição anual, pra lá de especial de “Mulherando” – o maior ajuntamento de mulheres no sudoeste das geraes…em 2020, on line


O enfermeiro assistencial alef frança freitas, a enfermeira neonatologista Tamires Barbosa, a psicóloga elisa mara ferreira e a pediatra Simone brito Reis são parte da equipe multidisciplinar da UTI Neonatal e Pediátrica da Santa Casa de Passos, a postos para dialogar com a comunidade neste “Novembro Roxo” sobre a Prematuridade.
a quem possa interessar


Black friday? black week?!? A nova d resolveu facilitar geral e manda ver logo um mês inteiro de venda especial em suas lojas físicas e no e-store: é o “Black november nova d”. Todas, absolutamente todas as peças das lojas com descontos de 20% a 70%. Incluindo a nova coleção #FEELINGS entre no clima!


A arquiteta lu lima, noite dessas, de open house argumentto, agora no #3773 da sempre e cada vez mais avenida da moda