Destaques Do Leitor

Vacinação

15 de janeiro de 2021

O mundo registrou 90 milhões de casos de covid-19, sendo que a metade está em apenas quatro países: Estados Unidos, Índia, Brasil e Rússia. Esses países acumulam 41% de todos os óbitos contabilizados pela pandemia. A Rússia iniciou a vacinação no final de novembro, os Estados Unidos em meados de dezembro, a Índia planeja iniciar no próximo dia 16, e o Brasil daqui a 15 dias. Mais de 17 milhões de vacinas foram aplicadas em todo o mundo. Resta saber em quanto tempo essa pandemia estará controlada, para que a população mundial possa se tranquilizar em relação a esse vírus chinês.

José Carlos Saraiva da Costa – Belo Horizonte/MG


Pagando mico

O presidente da França, “especialista” em soja mundial, mais uma vez falou sem conhecimento algum em se tratando de Brasil. Não conhece nossas plantações nem onde geograficamente estão localizadas – a milhares de milhas de distância da Amazônia! – e quantas safras por ano são plantadas na mesma área. A ignorância é tanta que ao falar só se expõe ao ridículo internacional. O embaixador francês no Brasil também deve ignorar esses fatos, pois não transmite a verdadeira situação ao seu chefe falastrão, Emmanuel Macron. O Brasil produz alimentos para o mundo no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste. A Amazônia está no Norte, bem distante da região produtora. Macron deve ter faltado às aulas de Geografia… O mundo aprova os que sabem, não os que pensam que sabem. A França pagou mico.

Eugênio Iwankiw Junior – Curitiba/PR


Ford

Inesperadamente, a primeira montadora de veículos automotivos no Brasil (desde 1919) encerrou as atividades por aqui, como fez na Austrália. A Ford tem financiamentos do BNDES em torno de R$ 20 bilhões e deixa milhares de trabalhadores sem emprego. Esperamos que salde as dívidas com ambos.

Carlos E. Barros Rodrigues – São Paulo/SP