Coluna MG Destaques

Vacinação atinge 74% das crianças

22 de dezembro de 2020

Diversas ações de imunização foram encerradas no início do mês de dezembro com as campanhas contra a poliomielite, sarampo e de multivacinação. As ações foram realizadas durante meses, inclusive com prorrogações estabelecidas pelo Ministério da Saúde, com o intuito de melhorar a cobertura vacinal dos públicos atendidos. No caso da Campanha contra a Poliomielite, foram 5.464 gotinhas aplicadas ou 74,48% do público total, estimado em 7.336 crianças menores de cinco anos de idade. (Jornal Mantiqueira- Poços de Caldas)


O que você também vai ler neste artigo:

  • Município sofre queda no PIB
  • Novo Fórum deve ser entregue
  • Rodízio de CPF é suspenso
  • Uberaba retoma mutirões
  • Salário está abaixo do ideal

Município sofre queda no PIB

Arcos caiu da 76ª para a 79ª posição entre os municípios mineiros com a maior economia, segundo levantamento sobre o Produto Interno Bruto (PIB) divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com a colaboração, em Minas Gerais, da Fundação João Pinheiro (FJP). Em nível nacional, Arcos está na 669ª classificação. O PIB é o indicador responsável por medir a atividade econômica e o nível de riqueza de uma região, dividindo igualmente o valor total produzido naquela região por cada habitante. Porém, mesmo com a queda no posicionamento do município de Arcos, o valor do PIB per capita aumentou 3,4%. (Correio Centro-Oeste-Arcos)

Novo Fórum deve ser entregue

Por conta da inesperada pandemia da Covid-19, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais precisou realizar várias adequações em seus projetos, dentre os quais a construção do novo Fórum de Araguari, na Avenida Oswaldo Pieruccetti, Jardim Interlagos. Inicialmente, a ideia era entregar a obra ainda em 2020, no entanto, foi necessário prorrogar os trabalhos, que estão praticamente concluídos. Não havendo novos imprevistos, é possível que a inauguração ocorra em janeiro do próximo ano, com o início dos atendimentos no novo local. (Gazeta de Araguari)

Rodízio de CPF é suspenso

A Secretaria de Saúde de Mariana anunciou uma medida de segurança na última segunda-feira, 14, em que o município adotaria o sistema de “rodízio de atendimento presencial por CPF nos grandes supermercados do município” até o fim de 2020. No entanto, o SJ Supermercados entrou com uma solicitação judicial para não precisar cumprir as orientações, com a justificativa de que em dois dias de rodízio de CPF sua receita foi reduzida. A juíza Marcela Oliveira Decat concedeu a liminar que permitiria a abertura dos supermercados que solicitaram a ação. (Portal da Cidade- Mariana)

Uberaba retoma mutirões

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Hospital Beneficência Portuguesa, retomou esta semana a realização de cirurgias eletivas de catarata, vasectomia e laqueadura, em regime de mutirão. Serão 150 cirurgias por especialidade até março de 2021, totalizando 450 procedimentos dentro do Mutirão. O secretário de Saúde de Uberaba, Iraci de Souza Neto, conta que o objetivo é atender a demanda reprimida do Município em decorrência da pandemia de Covid-19 e que a retomada só foi possível graças a estabilidade dos números de Uberaba nas últimas semanas em relação à taxa de ocupação de leitos e de transmissão da doença. (Jornal de Uberaba)

Salário está abaixo do ideal

A relação entre o salário oficial e o mínimo necessário para se viver em Uberlândia apresenta uma defasagem de quase 80%. De acordo com o último levantamento feito pelo Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-sociais (Cepes) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o ganho necessário para a sobrevivência de uma família de quatro pessoas teria que ser quatro vezes maior do que o atual, fixado em R$ 1.045. Segundo o estudo divulgado pelo Cepes, referente a novembro, o rendimento ideal para a manutenção de uma família composta por dois adultos e duas crianças, ou três adultos, precisaria ser R$ 4.358,60. (Diário de Uberlândia)

Rede de Notícias do Sindijori MG