Destaques Geral

Vacinação antirrábica na região começa em outubro

25 de setembro de 2020

No sábado, 3, acontecerá a vacinação na zona urbana. / Foto: Divulgação

PASSOS – Os 27 municípios da jurisdição da Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS Passos) irão realizar a Campanha Antirrábica Animal 2020 para cães e gatos no período de 1º de outubro a 14 de novembro. A meta de cobertura vacinal, segundo o Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da SRS Passos, é de 80% das populações estimadas em 88.980 cães e 12.203 gatos na região.

As vacinas começaram a ser disponibilizadas aos municípios, por meio da SRS Passos, pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que já entregou a primeira das três remessas do imunizante antirrábico.
A referência técnica da Vigilância Epidemiológica da Regional de Saúde, Suely Veloso, se reuniu por videoconferência com os coordenadores de epidemiologia e as referências técnicas responsáveis pela imunização nos municípios para tratar da operacionalização da campanha 2020, pedindo organização e empenho das prefeituras, principalmente para a vacinação na zona rural. Segundo Suely Veloso, em 2019, os municípios cumpriram a meta de vacinação e a expectativa é de que o desempenho seja repetido neste ano.

Mesmo com todas as dificuldades que estamos enfrentando com a pandemia de covid-19, espero que tenhamos bons resultados: todos os municípios cumprindo a meta preconizada para que a nossa população fique protegida contra a raiva”, disse.

De acordo com o Ministério da Saúde, que iniciou a Campanha Nacional Antirrábica em agosto, a raiva animal é altamente infecciosa e se caracteriza por uma encefalite progressiva e aguda quase que totalmente letal. O vírus é transmitido para o ser humano pela saliva de animais infectados, por meio de mordedura.

Piumhi terá campanha nas zonas urbana e rural

PIUMHI – A partir da próxima quinta-feira, 1º, terá início a Campanha de Vacinação Antirrábica em Piumhi. A vacinação acontecerá, de 1º a 31 de outubro, na zona rural, com as equipes do setor de endemias e, na zona urbana, no dia 3 de outubro, sábado, em vários pontos. Durante a campanha, também haverá um ponto de vacinação no SUS das 8h às 16 horas e, aos sábados, das 8h às 13 horas. A vacinação é coordenada pelo setor de endemias, com apoio dos agentes comunitários dos PSF’s.

A campanha é restrita para cães e gatos acima de 3 meses e, na ocasião, fêmeas prenhas não serão vacinadas. A vacinação do animal é realizada somente nos pontos definidos. Em hipótese alguma, serão fornecidas vacinas para os proprietários levarem para casa. Todas as exigências citadas são impostas pelo Ministério da Saúde e fiscalizadas pela Secretaria Regional de Saúde de Passos. Para desenvolver as atividades, estarão empenhados a Equipe de Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica, Imunização e coordenação dos PSF’s. Devido à situação atual da pandemia de COVID-19, todos os proprietários de cães e gatos devem estar utilizando máscara ao levar seu animal no ponto de vacinação.

A meta de vacinação proposta pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), para o município na campanha deste ano, é de 7.100 cães e 914 gatos a serem vacinados. No sábado, 3, acontecerá a vacinação na zona urbana, das 08h às 16h, nos seguintes pontos: PSF Bossuet Costa (Atalaia); Parque de Exposições “Tatersal” (Cruzeiro); PSF João Guilherme “Tó” (Eliza Leonel); PSF Maria Rezende (Alvorada); Estacionamento da CANEX (Nova Piumhi); Poliesportivo (Novo Tempo); Praça João Gatti (Curumim); PSF Inhô Firmino (Lagoa de Trás) e na Vigilância em Saúde/SUS (Centro). Outras informações podem ser requisitadas na Vigilância em Saúde/Endemias, Praça Dr. Avelino de Queiroz nº 75 – Centro, 3371-9255.