Destaques Do Leitor

Vacina

19 de dezembro de 2020

A mesma liberdade individual que autoriza a não vacinar-me obrigatoriamente é a mesma vale para tomar uma vacina já aprovada em outros países? Veja que a razão para ser obrigatória é a mesma que embasaria o impedimento para uso da vacina não aprovada: a saúde pública. Realmente, não dá para entender.

Raul Moreira Pinto – Passos/MG


Valorização da cultura

A nova propaganda do Guaraná Antártica trouxe um apontamento importante sobre como muitas vezes os brasileiros valorizam a cultura dos Estados Unidos e consomem demasiadamente essa, enquanto não olham para a do próprio país. Isso acontece, principalmente, pelo fato de que somos direcionados a agir dessa forma por meio de propagandas, músicas, filmes e a cultura em geral que é colocada pela grande mídia como a melhor, mais interessante e mais rica do que a brasileira. Propagandas como a do Guaraná Antártica, que de maneira humorística criticou a forma como o Natal clássico dos Estados Unidos é visto como o mais bonito, valorizando o Natal brasileiro e todas as suas características, são importantes na medida em que, por meio da publicidade e de grandes canais midiáticos, ressaltam a beleza da cultura brasileira e instigam os brasileiros a valorizar o próprio país.

Eduardo Martins – Belo Horizonte /MG


Paralisia do país

Há um projeto para, devido à pandemia e proibição de aglomeração, transferir o próximo carnaval de fevereiro para julho de 2021. É consenso que, após o réveillon, o Brasil só começa a funcionar após o carnaval. O Brasil que está devagar, quase parando… Já imaginou o país, em crise, só operar, de fato, a partir de agosto?

Humberto Schuwartz Soares – Vila Velha/ES