Destaques Geral

Uso de equipamentos é obrigatório em Capetinga

15 de Maio de 2020

Foto: Divulgação (Agência Brasil)

Capetinga – O município de Capetinga decreta que, desde terça, 12, deste mês, passa a ser obrigatório o uso de máscaras de proteção facial, confeccionadas conforme orientações do Ministério da Saúde, pela população quando for necessário sair de casa, ou para trabalho externo, principalmente nos estabelecimentos comerciais e nas repartições públicas.

Segundo o decreto, é recomendado o uso de máscaras artesanais e não aquelas produzidas para uso hospitalar. Os equipamentos devem ser confeccionados de acordo com normas no Ministério da Saúde.

Decretamos a obrigatoriedade principalmente agora que estamos entrando na época de frio e o risco é maior, mas também porque vimos que muitas pessoas precisavam sair ou para trabalhar, ou por necessidade de fazer alguma compra essencial e não estavam usando máscaras. Então, é para a proteção individual e para evitar transmissão de casos assintomáticos”, afirma Priscila Monteiro Pereira, advogada da prefeitura.

Segundo ela, não há multas para descumprimento à obrigatoriedade no uso de máscaras, mas o município conta com fiscais que estão orientando as pessoas a voltarem para casa e colocarem os equipamentos de proteção. “Temos recomendado isolamento e distanciamento social porque é o único meio comprovado e eficaz para evitar a propagação do vírus. A máscara é um sinal de respeito para as pessoas que estão preocupadas, pois vai além da proteção individual”, declarou Priscila.

Por fim, é observado por Priscila, que na cidade algumas pessoas têm resistido ao distanciamento e isolamento social.

Em alguns dias da semana, passamos com carro de som, reforçando as medidas de prevenção, pensando nas pessoas, famílias, amigos e pessoas em riscos. A polícia militar e ambulância também estão apoiando e acompanhando a ronda de conscientização na cidade. Com isso, alguns ficam mais atentos e até vemos um resultado”, disse a advogada, que completou dizendo que a prefeitura está providenciando placas e outdoors de conscientização da importância das medidas de segurança, e irá ser distribuídas em pontos estratégicos em Capetinga.

Tivemos 10 casos suspeitos, mas três foram descartados ao fazerem o exame e sete não realizaram, mas se recuperaram e saíram do período de isolamento. Até hoje, não tem nenhum caso suspeito, mas é pedido que a população continue em distanciamento social”, finalizou a advogada.