Destaques Geral

UPA de Passos zera internações de pacientes com covid-19

Gabriella Alux/ Especial

15 de junho de 2021

após três meses, é a primeira vez que a upa de passos apresenta zero internações por covid-19:/ Arquivo FM

PASSOS – A direção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Passos divulgou, nesta segunda-feira, que não havia pacientes internados em decorrência da covid nas últimas 24 horas. Essa situação, de acordo com o diretor técnico da UPA, o médico Flávio Ferreira, não acontecia há cerca de três meses. Segundo ele, desde a tarde de domingo até a tarde ontem, a ocupação estava zerada.

“Estamos otimistas em relação à atual situação da covid. No entanto, estamos com os pés no chão e nos preparando para uma possível terceira onda. Continuamos atentos e preparando a unidade para que, caso o pior aconteça, possamos estar aptos para socorrer a população”, relatou Ferreira.

Em pronunciamento por meio de vídeo divulgado pela administração, o prefeito de Passos, Diego Oliveira, agradeceu aos profissionais da área da Saúde pelos trabalhos prestados por eles nesse período, e também a colaboração da população.

“Nesta semana, os números da UPA começaram a cair, isso reflete a consciência que os passenses estão tendo ao cumprirem os decretos, apesar das dificuldades. Se cada um fizer a sua parte, com certeza sairemos vitoriosos dessa crise. Apesar da boa notícia, peço que continuemos fazendo o uso de máscara, manter distanciamento e álcool em gel, porque apenas se cada um fizer a sua parte, poderemos passar por esse momento difícil que estamos passando”, declarou o prefeito.

De acordo com o boletim divulgado nesta segunda-feira pela Santa Casa de Passos, 85 pacientes com covid-19 estavam internados no hospital, sendo 50 na UTI Covid, 35 na Enfermaria Covid e quatro leitos da enfermaria estavam interditados para isolamento de pacientes com suspeita da doença. Segundo o hospital a maior parte dos pacientes (44) é moradora de Passos, Carmo do Rio Claro (sete), São João Batista do Glória (seis), Piumhi (cinco), Itaú de Minas, Nova Resende e Alpinópolis, com quatro de cada, Bom Jesus da Penha, Cássia e Fortaleza de Minas, com dois de cada e Capetinga, Capitólio, Delfinópolis, Ibiraci e São Roque de Minas, com um paciente de cada.

“Apesar da melhora, ainda há solicitações de vagas para leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de alguns municípios que compõem nossa microrregião. Por isso, é muito importante que a população entenda que, apesar dessa diminuição da demanda, não podemos deixar de tomar os cuidados necessários, pois o percentual da população que foi vacinada ainda é baixo. Isso significa que pode haver pessoas que estão transmitindo a doença na nossa cidade e demais da região. Então, sejam cuidadosos e evitem ambientes com aglomerações para que seja evitado um novo surto, aumento de casos positivos e mortes”, declarou o diretor técnico da Santa Casa, José Ronaldo Alves.

Casos

Em Passos, segundo boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura nesta segunda-feira, o município atingiu 251 mortes em decorrência da covid-19 e 8.608 casos da doença. De acordo com o boletim, 8.082 pessoas já se recuperaram da infecção pelo novo coronavírus, 236 estão em recuperação e 39 estão hospitalizadas. No mês de junho, a cidade registrou 26 óbitos por covid-19 e 967 casos de infecção entre os dias 1º e esta segunda-feira.