Destaques Geral

‘Um grande presente’, diz bispo sobre o novo Santuário de Santa Rita de Cássia

Adriana Dias

21 de Maio de 2022

Dom José Lanza Neto presidirá a missa deste domingo, 22, de inauguração do Novo Santuário de Santa Rita de Cássia

CÁSSIA – José Lanza Neto, nascido em Pirangi, é o nono e atual bispo da Diocese de Guaxupé desde 2007 e será o responsável por receber e realizar a ereção do Novo Santuário de Santa Rita de Cássia neste dia 22, quando é comemorado o Dia de Santa Rita, a santa das Causas Impossíveis. O bispo vai presidir a missa das rosas, às 9h e a partir das 11h, terá a cerimônia oficial de doação do novo Santuário de Santa Rita de Cássia, para a diocese de Guaxupé, pelas mãos de seu idealizador, o empresário Paulo Flávio de Melo Carvalho. O governador Romeu Zema confirmou ontem a sua presença ao evento.

O ato terá a apresentação musical do tenor Bruno Bioza. Em entrevista à Folha o bispo, que é a autoridade responsável para a dedicação da igreja e a sagração do altar, disse da alegria de receber o presente, e ao mesmo tempo com grande responsabilidade.

Conforme Dom Lanza Neto, a Diocese está recebendo o Novo Santuário com muita expectativa.

É preciso esperar e ter confiança, afinal, dentro da Diocese não tem uma edificação deste porte, deste tamanho. Aliás, é o maior santuário dedicado à Santa Rita no mundo, e um dos maiores independente da dedicação. Acolherá 5 mil pessoas sentadas. A Basílica de Aparecida tem capacidade para 30 mil pessoas por missa, então, é uma grande responsabilidade”, disse o bispo.

Questionado se há outra igreja que tenha sido doada integralmente para a Diocese, o bispo afirmou que sim, porém não com a mesma capacidade de público. “Soube que em Cássia mesmo já teve outro devoto que fez doação para a construção da igreja de Nossa Senhora de Fátima e beato Padre Donizetti Tavares de Lima”. O beato nasceu em Cássia.

A expectativa para os três dias de inauguração, 20, 21 e 22 é de receber em torno de 150 mil pessoas. Normalmente, no dia 22 a cidade já recebia em média 20 mil devotos. Sobre o recebimento de fieis, Dom Lanza espera que o Santuário seja um espaço de verdadeira procura por bênçãos.

É uma grande honra receber esse Santuário. Esperamos que esse lugar seja abençoado, que as pessoas possam vir buscar graças e bênçãos e encontrar harmonia e paz. Acredito que o novo Santuário vai despertar a curiosidade nas pessoas de todo Brasil. Muitos virão aqui para visitar e estar perto desta grande Santa da igreja e inspiradora da fé. No Santuário as pessoas poderão, se alimentar da palavra de Deus e dos sacramentos e, de tudo que faz parte da fé crista e da fé católica”, destacou o bispo.

O novo Santuário ocupa uma área de 180 mil metros quadrados, sendo 100 mil de edificação. Abriga um Centro Comercial, a Casa para o Clero, um Velário e a réplica da casa de Santa Rita de Cássia. Com capacidade para até 5 mil pessoas sentadas, 2 mil em pé, conta com sanitários, vestiários, fraldário, praça de alimentação, heliponto e estacionamento para 200 ônibus e até mil carros.

As festividades de inauguração do novo Santuário contam com uma ampla programação. Ontem, 20 de maio, às 20h, foi realizada a benção da área comercial. São 50 lojas voltadas para artigos religiosos e praça de alimentação. Às 21h, terá apresentação musical da banda Maestro Godofredo de Barros e da Fanfarra dos Veteranos.

Neste sábado, 21, às 9h, acontece a missa solene de Sagração do novo Santuário, presidida pelo bispo diocesano, Dom José Lanza Neto. Às 15h, terá a adoração ao Santíssimo Sacramento com benção solene. À noite, 19h, uma missa com a benção dos voluntários e, às 21h, show católico com Adriana Arydes.

Já no domingo, dia 22 de maio, dia do aniversário de Santa Rita de Cássia a programação no novo Santuário começa às 9h, com a missa das rosas, também presidida pelo bispo Dom Lanza Neto. Às 11h, terá a cerimônia oficial de doação do novo Santuário de Santa Rita de Cássia, para a Diocese de Guaxupé, pelas mãos de seu idealizador e doador integral da obra, o empresário Paulo Flávio de Melo Carvalho. Neste momento terá a apresentação musical do tenor Bruno Bioza.

No período da tarde, 15h missa e, logo mais, às 18h, haverá uma procissão luminosa do Santuário Matriz em direção ao novo Santuário. Para finalizar as comemorações e o dia da padroeira, às 19h, missa de encerramento.